De Capitão Marvel a Shazam (parte 1)

De Capitão Marvel a Shazam (parte 1)

14/01/2018 0 Por Alan Uemura

[widget id=”yuzo_widget-4″]

O mortal mais poderoso da Terra finalmente irá chegar nas telas de cinema, interpretado por Zachary Levi.

Muitos o confundem com o Superman, já acharam que ele era herói da Editora Marvel, devido ao seu nome e tantos outros erros. Vale lembrar que o personagem da Editora Marvel, se chama Mar-Vell.

A esquerda o Capitão Mavel e na direita o Capitão Marvel (Mar-Vell)

Mas quem realmente é o Shazam? Quem é este ser que possui em seus poderes a magia? Vamos lá, tentar passar um pouco a respeito do personagem!

Shazam!

Criado em 1939 pelo roteirista Bill Parker e pelo desenhista C. C. Beck, o personagem apareceu pela primeira vez na revista Whiz Comics #2, lançado em fevereiro de 1940, durante a Era de Ouro dos quadrinhos. O nome do Capitão deveria ter sido Capitão Trovão, sendo modificado em seguida para Capitão Marvel (Maravilhoso em Inglês). Isto foi feito as vésperas do lançamento, pois já existia um personagem com este nome, pertencente a editora Fiction House.

A capa da edição de estreia do herói, é parecida com a do Superman.

Seu desenho, que praticamente nada mudou durante os anos, era seu tradicional uniforme vermelho, com a capa curta amarela e o relâmpago dourado no peito. Os traços físicos do herói foi baseado no ator de cinema Fred MacMurray.

Para os que foram críticos com a contratação do ator Zac Levi (foto de Heroes), por ele ser “magro”, dá para ver pela imagem acima que o ator tem uma certa semelhança com Fred MacMurray.

O herói logo de início foi um sucesso, por ser diferente dos personagens clássicos mais sérios e terem seus alter egos sendo sempre adultos. Superman só precisava colocar o óculos para ser Clark Kent, Batman tirar o capuz e era Bruce Wayne, além de tantos outros personagens como Fantasma, etc. E ele acabou ofuscando o todo poderoso Homem de Aço.

E vendo isso, a National, detentora do Azulão, entrou com um processo nos tribunais por plágio (cópia) contra a Fawcett Comics. Este confronto nos tribunais durou 12 anos, sendo encerrado em 1953, com um acordo proposto pela Fawcett, que desistiu do personagem. Um dos motivos para isso, foi porque o Capitão Marvel não vendia mais como antes.

Durante duas décadas, 1950 e 1960, o herói foi esquecido no mercado norte americano, retornando apenas durante os anos 1970. Já no Brasil, o personagem era publicado normalmente durante os anos 1960 pela editora carioca RGE.

Voltando ao básico de seu sucesso, Capitão Marvel fez sucesso justamente por apresentar uma fórmula diferente do Superman e Batman. Em sua origem (a original, pois ele teve outras durante os anos), e em resumo, o jovem Billy Batson é um órfão que chamou à atenção de um velho mago que lhe deu fabulosos poderes mágicos e habilidades, para que ele defende-se a Pedra da Eternidade contra os Pecados Capitais. Para isso, ele precisava apenas dizer a palavra SHAZAM!, que se transformava no Mortal mais Poderoso da Terra!

A palavra são as iniciais de seis figuras mitológicas, lendas e não Deuses como muitos escrevem, pois Zeus é realmente um Deus, mas não Salomão que foi Rei de Israel ou Atlas que era um dos Titãs.

SHAZAM – A sabedoria de Salomão, a força de Hércules, a resistência de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio.

Billy conversa com seus mentores. Imagem do seriado de TV de 1974-1976.

As aplicações dos poderes

A Sabedoria de Salomão se manifesta na forma de conselhos que o Capitão ouve mentalmente. Este aspecto também permite traduzir línguas extintas, como hieróglifos. Com a sabedoria de Salomão, Capitão Marvel também pode construir estruturas e mecanismos extremamente complexos.

A força de Hércules confere ao personagem uma das maiores e mais extensas forças físicas das HQs. Com ela, Capitão Marvel consegue erguer corpos com massas dantescas , e destruir materiais extremamente resistentes. Em Power of Shazam #46, foi mostrado que uma queda de braço entre o Superman e Capitão Marvel durou horas mediante um contesto em Fawcett City, e poderia não chegar a um vencedor se Capitão Marvel Jr. e Mary Marvel não tivessem se transformado em suas contrapartes poderosas, dividindo o poder de Shazam. Quando o herói era propriedade da Fawcett Comics, o Capitão Marvel podia mover e destruir planetas e asteroides, carregar quantidades de massa sem limites estabelecidos.

O vigor de Atlas concede a invulnerabilidade ao corpo do herói, e vasta resistência a venenos e a capacidade de poder sobreviver ao vácuo do espaço. Algumas histórias sugerem que o poder de Shazam também concede incrível longevidade, uma vez que Trovão, a sucessora do poder de Shazam no século XXX, recebeu seus poderes dum envelhecido Capitão Marvel; e o próprio detentor original dos poderes, o mago Shazam, possui 10 mil anos de idade, já que nascera na época em que a Humanidade ainda era uma raça nômade. Numa aventura da Fawcett Editora, o Capitão Marvel resiste a explosão de uma bomba dezesseis milhões de vezes mais poderosa que uma bomba atômica.

Por pronunciar a palavra “Shazam!“, ele pode conjurar um relâmpago mágico de Zeus a fim de mudar de Billy Batson para Capitão Marvel e vice-versa.

Este relâmpago não lhe causa dano, embora oponentes que estejam no raio de ação do mesmo possam ser feridos. Também já foi mostrado que ele pode fazer pequenas alterações em sua aparência por usar o poder de Zeus: certa vez, a fim de poder abrir uma conta no banco, ele se disfarçou como seu pai usando seus poderes, podendo também lançar relâmpagos, raios, como ataque.

A coragem de Aquiles permite a ele superar ao mais intenso e vasto pânico ou medo.

Como Mercúrio, permite ao Capitão Marvel correr e voar a velocidades próximas a velocidade da luz.

Observação: As letras A de Aquiles e Atlas, podem variar de acordo com cada artigo. Elas servem apenas para completar a palavra shAzAm.

Adão Negro, também diz o nome do mago para se transformar. O vilão retira seus super-poderes de divindades egípcias. São elas: Shu (resistência, vigor); Hórus (velocidade, capacidade de voo); Amon (super-força); Zehuti (sabedoria); Aton (poder) e Mehen (coragem)

E desta maneira, o jovem Billy a partir de então possui uma vida dupla com muitas responsabilidades. Pois além de continuar a ser uma criança, por isso foi escolhido para deter os poderes de SHAZAM, devido a sua ingenuidade, ele como o herói, deverá combater vilões como Dr. Silvana e Adão Negro!

Além destes poderes, ele ainda tem a habilidade de transferir parte de seu poder para outras pessoas. Desta maneira nasceram seus sidekicks (parceiros) como Mary Marvel (irmã perdida de Billy) e Capitão Mavel Jr., Freddy Freeman, o melhor amigo de Billy.

Clique aqui para continuar a jornada…

https://www.youtube.com/watch?v=p3yt4q4y1ws