Spotify analisa playlists e prevê vitória dos Patriots em final do futebol americano

Spotify analisa playlists e prevê vitória dos Patriots em final do futebol americano

03/02/2018 0 Por Alan Uemura
Spread the love

[widget id=”yuzo_widget-4″]

Mundo da música também é influenciado pelo maior evento esportivo do ano com picos de streams de artistas que se apresentam no intervalo do jogo

A final do futebol americano, que será disputada neste domingo, dia 4 de fevereiro, não é apenas um dos eventos esportivos mais vistos do ano em todo mundo. É indiscutivelmente também um dos maiores momentos da música mundial. Em homenagem aos memoráveis shows que acontecem no intervalo da partida, aos comerciais milionários e, claro, à grande final deste ano, o Spotify analisou profundamente a influência deste evento na música, nos artistas e nos fãs. Em alguns casos, a música que esses fãs ouvem pode prever até mesmo quem será o grande campeão. Foi assim nos últimos anos.

Com base no número de playlists criadas pelos fãs das cidades-natais dos times participantes, o Spotify prevê uma vitória do New England Patriots sobre o Philadelphia Eagles este ano. Isso porque os torcedores da equipe do astro Tom Brady criaram mais playlists do que o time do quarterback Nick Foles, dos Eagles. Ao olhar para os últimos três anos, a equipe com mais playlists temáticas da grande final criadas pelos ouvintes sagrou-se campeã: Patriots sobre Falcons em 2017, Broncos sobre Panthers em 2016 e Patriots sobre Seahawks em 2015.

Além disso, os atletas não são as únicas celebridades importantes no dia do jogo, os artistas que se apresentam durante o intervalo e nos comerciais também se destacam, e muito, já que a grande final sempre tem um impacto significativo no mundo da música. Seja com artistas do passado ou grandes sucessos dos dias de hoje, a música do intervalo da partida decisiva tem o poder de alcançar e influenciar os fãs de todo o mundo.

Os artistas em destaque registram picos substanciais no Spotify nas horas que seguem o jogo em comparação com a semana anterior e continuam por dias mostrando que o efeito é real. No Brasil, por exemplo, após a última final, em 2017, Lady Gaga teve seus streams no Spotify aumentados em 295%, enquanto o astro country Luke Bryan cresceu 117% na plataforma.

  • Surpresa em 2015, Missy Elliott teve o maior aumento no número de streams após o jogo, acima de 810%, mais do que qualquer artista que já se apresentou, incluindo Katy Perry (166%) e Lenny Kravitz (93%)
  • Já em 2016, após a vitória do Denver Broncos, os streams do Coldplay aumentaram 150% no mundo, enquanto Beyoncé aumentou 70%, e Bruno Mars, 46%
  • No ano seguinte, em 2017, novamente com triunfo dos Patriots, os streams de Lady gaga aumentaram consideráveis 401% globalmente

Até mesmo as músicas dos comerciais do chamado “Super Domingo” sofrem mudanças e registram aumentos substanciais no Spotify.

  • Em 2015, os streams de “Cat’s in the Cradle” de Harry Chapin subiram 334% depois de serem apresentados no comercial “With Dad”, da Nissan
  • O “Wiener Stampede”, da Heinz, usou “Without You” de Harry Nilsson para criar um comercial incrível. A música cresceu 638% em streams em 2016
  • I Wish I Knew How It Would Feel To Be Free”, de Nina Simone, subiu 1.012% depois de ter participado do comercial “Go Further”, da Ford, em 2017.

E neste ano? Quais músicas e artistas estarão em jogo? Justin Timberlake retornará à final do futebol americano após sua performance de 2004. Com o esperado lançamento de seu álbum, “Man of the Woods”, os fãs estão morrendo de vontade de saber se ele vai trazer alguns convidados especiais para um touchdown final.

Boa sorte para os dois times e que vença o melhor!

Playlists ESPN no Spotify

A partida decisiva, que será realizada em Minneapolis, Estado de Minnesota, nos Estados Unidos, terá transmissão exclusiva da ESPN e app WatchESPN a partir das 21h (horário de Brasília) com narração de Everaldo Marques e comentários de Paulo Antunes. Quem quiser acompanhar o jogão pelos cinemas, poderá assistir com narração de Rômulo Mendonça e comentários de Paulo Mancha em mais de 110 salas pelo Brasil (confira a relação de cinemas e compre seu ingresso antecipadamente). A ESPN tem, inclusive, um perfil no Spotify com playlists especiais para o futebol americano, sendo uma delas específica para o confronto entre New England Patriots e Philadelphia Eagles. Ela traz os sucessos dos últimos grandes shows do intervalo, além de hits de Justin Timberlake, que irá se apresentar neste ano.

Sobre Spotify

Spotify é um serviço de música digital via streaming, que permite acesso sob demanda a um catálogo com mais de 30 milhões de músicas. Nosso sonho é fazer com que toda a música do mundo esteja disponível a todos, onde e quando você quiser. Spotify torna mais fácil do que nunca descobrir, gerenciar e compartilhar música com seus amigos, enquanto tem certeza de que seu artista está participando de um acordo mais que justo.

O Spotify está disponível em 61 mercados em todo o mundo e conta hoje com mais de 140 milhões de usuários ativos e 60 milhões de assinantes pagantes.

Desde o seu lançamento na Suécia, em 2008, o Spotify gerou mais de 5 bilhões de dólares em direitos autorais para artistas e gravadoras. Atualmente, o Spotify é a maior fonte de receita para o mercado da música digital na Europa e o maior e mais bem-sucedido serviço de streaming de música no mundo.

Para saber mais sobre o Spotify e as modalidades de assinatura disponíveis para o Brasil acesse www.spotify.com.