IBOPE Repucom: Ranking digital dos clubes brasileiros de junho/2018

07/06/2018 Off Por Surya

[widget id=”yuzo_widget-4″]

Com o levantamento deste mês, o IBOPE Repucom destaca as bases digitais de Cruzeiro, Flamengo e Corinthians, clubes que mais cresceram no período e que juntos correspondem a 43% do total de novos inscritos nas contas de mídias sociais de clubes de futebol em maio.

O Cruzeiro foi o clube que mais somou novos inscritos no último mês. O clube celeste agregou quase 109 mil inscritos em suas contas oficiais, ultrapassando a Chapecoense e assumindo a oitava posição no ranking. O clube também apresentou a maior variação de crescimento (1,9%) entre os dez primeiros colocados do ranking. A conta oficial no Facebook foi o principal canal no período: o clube liderou o crescimento na plataforma, sendo responsável por 75% (80,5 mil) dos novos inscritos cruzeirenses.

O líder do ranking, Flamengo, obteve resultado muito similar ao Cruzeiro no volume de novos inscritos e ampliou a vantagem para 61 mil usuários em comparação com o segundo colocado. O clube rubro-negro somou pouco mais de 108 mil novos usuários e seu crescimento foi apoiado nas suas contas de Instagram e YouTube que, juntas, foram responsáveis por 85% do crescimento flamenguista no período. O clube da gávea ainda foi o líder no período em novos seguidores no Instagram e no Twitter.

O Corinthians segue entre os destaques. Com o terceiro maior volume de inscritos ao longo de maio (92 mil), o clube liderou o crescimento no YouTube (41,5 mil) e foi o segundo maior no Instagram (51 mil). Suas contas oficiais nestas plataformas foram responsáveis por 95% do crescimento da base digital corintiana no período.

Os rivais Ceará e Fortaleza registraram as maiores variações de crescimento entre os 30 maiores clubes do ranking. O Fortaleza aumentou sua base em 4% e, considerado os primeiros meses de 2018, já acumula 13% de crescimento em relação a dezembro/17, a maior variação entre os clubes da Série B no ano.

Entre os clubes da Série A, o América Mineiro é o que registrou a maior variação de crescimento no período. O coelho viu sua base de seguidores evoluir 3% em maio. Em 2018, o clube acumula um crescimento de quase 25%, o maior índice entre os clubes pesquisados.

Confira abaixo o levantamento atual:

junho_2018

Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros

O levantamento é divulgado mensalmente pelo IBOPE Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 40 clubes com o maior número de seguidores do país.