Espetáculo traz fábulas de Esopo em estrutura de cordel, unindo a reflexão à cultura nordestina com muita diversão

“Cordel Fabuloso” retorna a São Paulo, dessa vez, no Teatro Viradalata com apresentações nos dias 07, 14, 21 e 28 de julho às 16h. A peça teatral infantil é conhecida por trabalhar concentração e desenvolvimento do senso crítico das crianças. Um clássico em linguagem de cordel, que diverte os pequenos e aguça a imaginação.

A peça tem como mote as fábulas de Esopo e se utiliza de uma simbologia toda particular para apresentar ao público inesquecíveis ensinamentos morais, com muita diversão. A peça tem início com a história de Cora e Nina, duas garotas que precisam transportar um baú repleto de contos. No decorrer do caminho, percebem que já não suportam tamanho peso e decidem dividir algumas das fábulas com a platéia, a fim de facilitar o transporte da bagagem. Essa proposta oferece ao espectador uma apresentação lúdica e mágica, onde cada história é uma surpresa, que encanta e leva à reflexão ao mesmo tempo.

A montagem, feita em estrutura de cordel, traz características típicas como cores e rimas, aliadas à identidade do Grupo Careta, que é a irreverência e a comédia, além de um belíssimo cenário, figurinos coloridos, a atuação brilhante de cada artista e a habilidade de inserir o público em um mundo de fantasia.

As fábulas de Esopo remetem aos conceitos morais e propõe a reflexão diante de dilemas comuns ao cotidiano. Aliar esse conceito à tradição do cordel é aproximar as culturas, estimulando nas crianças a percepção e o diálogo com um povo que representou a base da cultura no ocidente.

As expressões e musicalidade típicas do Cordel oferecem um estímulo para a apreciação da poesia e da música, bem como da literatura que mais representa a cultura nordestina.

Leia mais  #BGS10: Criador do Pitfall estará no evento

No palco, o público se depara com animais que falam e cometem erros e acertos, o que deixa em evidência o aprendizado sobre a escolha entre o bem e o mal. O cenário e o figurino coloridos e cheios de vida contribuem para manter a atenção dos pequenos.

O espetáculo fica em cartaz no Teatro Viradalata até o dia 28 de julho, em sua curta temporada de férias.

 

Sobre o Grupo Careta

O grupo foi formado em 2014 com o encontro de artistas experientes e oriundos de vários segmentos do teatro e com larga experiência nos palcos. Com a vontade de montar um espetáculo inspirado na cultura brasileira, mas com a segurança de uma obra clássica, Octávio da Matta apresentou “Hamelete”. Em 2016, o Grupo Careta novamente apostou no clássico reflexivo das Fábulas de Esopo, unido a um dos formatos que melhor representa a cultura nacional: o cordel, e criou o infantil “Cordel Fabuloso”.

A peça “Hamelete – O Cordel” conquistou o troféu Arlequim em quatro categorias do Festival de Teatro da Cidade de São Paulo em 2014: figurino, produção, ator coadjuvante e  melhor espetáculo.  No Festival Nacional de Teatro de Varginha/MG 2015 venceu em 7 categorias: cenário, maquiagem, figurino, atriz coadjuvante, ator  coadjuvante, direção, melhor espetáculo; No Festival Nacional de Teatro de Pingamonhangaba/SP, por voto popular, ficou em 3° lugar como melhor espetáculo e Alberto Vizoso recebeu o troféu de melhor ator. No Festival Proscênio de Indaiatuba 2015 recebeu os troféus das categorias: direção, sonoplastia e ator coadjuvante.

Com pouco tempo de história, o grupo foi destaque nas principais mídias de São Paulo: dica cultural sobre montagens diferentes de Hamlet no Jornal Bom Dia São Paulo, da TV Globo, e Programa Metrópolis, da TV Cultura; Peças recomendadaspelo Guia Divirta-se, do Estadão, destaqueno Guia da Folha no evento das Satyrianas 2015, TV Minuto (Metrô de São Paulo), Jornal Diário de S. Paulo, entre outros.

Leia mais  Sebastian Stan serve de inspiração para obra original

 

Ficha Técnica:

Autor: Octávio da Matta
Direção: Lívia Simardi
Elenco: Alberto Vizoso, Lívia Simardi, Luizinho Beltrame, Marcelo Jacob, Patrícia Palhares e Yves Carrasco
Light Designer: Marcelo Jacob
Técnico de Luz: Âmer Menegassi
Figurinos: Milton Fucci
Cenário: Milton Fucci e Lívia Simardi
Adereços: Milton Fucci
Costureiras: Benê Calistro, Regina Célia de M. Beltrame, Cidinha Calistro, Célia Calistro
Cenotécnico: João Pereira da Silva
Coordenadora de Produção e Programação Visual: Tamiris Ferreira
Assistente de Produção: Luizinho Beltrame
Assessoria de Imprensa: AP2

 

Serviço

Cordel Fabuloso
Quando: 07, 14, 21 e 28 de julho – Sábados, às 16h
Onde: Teatro Viradalata
Rua Apinajés, 1387 – Sumaré, São Paulo
Capacidade: 193 pessoas
Ingressos: R$ 40 inteira/ R$ 20 meia

Funcionamento da bilheteria:

ter a sex – das 19h até 22h

sábados – das 14h até 22h

domingos – das 14h até 20h

Telefone: (11) 3868-2535

Compartilhe:

Adicione seu comentário VIA FACEBOOK

Powered by Facebook Comments