Fernanda Takai lança novo disco “O tom da Takai” com Roberto Menescal e Marcos Valle, no Rio de Janeiro, dia 3 de agosto

Fernanda Takai lança novo disco “O tom da Takai” com Roberto Menescal e Marcos Valle, no Rio de Janeiro, dia 3 de agosto

01/08/2018 Off Por Surya

[widget id=”yuzo_widget-4″]

Faixa após faixa, o disco nos traz de volta um Tom que era urgente recuperar – o Tom jovem, de cerca de 30 anos e ainda inconsciente de sua vocação para a eternidade. Fernanda garante a eternidade desse repertório e, com sua leveza e juventude, faz dele nosso contemporâneo – pequenas grandes canções para tocar no rádio e, quem sabe, despertar uma nova geração.

É assim que o jornalista e escritor Ruy Castro define O Tom da Takai (Deck), novo disco solo de Fernanda Takai, com produção e arranjos de Roberto Menescal e Marcos Valle, no qual a cantora interpreta canções de Tom Jobim. Ela apresenta o novo trabalho pela primeira vez ao vivo no Rio de Janeiro, no dia 3 de agosto, no Blue Note.

O repertório do álbum contempla algumas das primeiras composições do mestre da Bossa Nova. São sete faixas produzidas e arranjadas por Roberto Menescal: “Aula de Matemática/Discussão” (pout-pourri), “Bonita”, “Esquecendo Você”, “Samba Torto”, “Eu Preciso de Você”, “Fotografia” e “Estrada do Sol”. As outras seis, com arranjos e produção de Marcos Valle: “Ai Quem me Dera”, “Olha p’ro Céu”, “Outra Vez”, “Só “Saudade”, “The Red Blouse” e “Brigas Nunca Mais”.

“Eu sempre tive muito cuidado de fazer qualquer coisa com músicas do Tom, porque ele já foi bastante gravado. Mas imediatamente vi que esse projeto poderia ser muito interessante, porque a Fernanda tem personalidade própria. Procuramos músicas menos gravadas, mas interessantes. Ouvi muita, muita coisa. Depois pensamos em arranjos diferentes também. O Menescal e eu dividimos as canções, mas tocamos juntos em todas, o que trouxe uma unidade. E a Fernanda tem uma voz deliciosa que se encaixa tão bem nas letras, suave, coloquial, se enquadrou perfeitamente. Tudo isso e também o clima, nossa amizade, deu tão certo que foi transpassado para o disco. Tenho muito orgulho de ter feito esse projeto e agora estamos com grandes expectativas para o show”, conta Marcos Valle.

A ideia do disco partiu de uma série de shows de 2017, quando o trio se reuniu para celebrar os 80 anos de Menescal e apresentou canções diversas da Bossa Nova. “Pra essa série fiz um arranjo de ‘Estada do Sol’, do Jobim, pensando na Takai, especialmente pra ela. E quando ela cantou no show me veio o projeto na cabeça, na hora, com nome e tudo. Convidei o Marcos e ela ali mesmo no palco, na frente da plateia e eles toparam. Depois disso tudo fluiu, a gravadora confirmou, sugerimos as músicas e a Fernanda gostou, selecionou, gravamos. Foi tão simples, sem complicações, mas o resultado está muito sofisticado”, conta Roberto Menescal.

No show de estreia no Rio de Janeiro, o trio será acompanhado pelos músicos Adriano Souza (Teclados), Jefferson Lescowich (Baixo) e Renato “Massa” Calmon (Bateria) – que também participaram da gravação do disco. O repertório conta com todas as canções do CD, mais algumas surpresas.

“Para escolher as canções, os produtores me passaram algumas que eram um pouco menos conhecidas que os grandes clássicos. Fomos atrás de músicas que não tinham muitas regravações e que poderiam ganhar um novo foco junto ao público. Confiei muito no conhecimento deles sobre a obra do Tom Jobim. O resultado, particularmente, superou minhas expectativas que já eram excelentes. Temos um álbum muito leve, ao mesmo tempo sofisticado e pop, usando o que a bossa nova tem de melhor. E soa muito novo, atualizado. As canções têm uma qualidade incomparável”, comenta Fernanda Takai.

Um dos músicos mais conhecidos no mundo ganha uma nova roupagem. O público, mais um motivo para ouvi-lo novamente. “Estamos enfocando um autor de alcance mundial, mas de maneira nova, com arranjos muito diferentes dos originais, pensados para a Fernanda. Eu já tenho certeza que será um sucesso daqui até no Japão”, exalta Menescal.

SERVIÇO:

Show O Tom da Takai – com Fernanda Takai, Roberto Menescal e Marcos Valle

Data: 03/08 (sexta-feira)

Local: Blue Note Rio (Av. Borges de Medeiros, 1424 – Lagoa – Rio de Janeiro – RJ)

Horário:

1º Set: 20h

2º Set: 22h30

Setor único:

R$ 150 (inteira)

R$ 75 (meia-entrada)

Bilheteria: 21 3799 2500

Online: bit.ly/2Lyq2Xe

 

ATENÇÃO:

Membros do Blue Note Premium Club (desconto de 20%), Blue Note Club (desconto de 10%), para validar o preço basta digitar o CPF. Ajuda através do e-mailrelacionamento@bluenoterio.com.br

Clientes Cartão de Crédito Porto Seguro: digite os números do seu cartão para obter o desconto de 15%.

Assinantes UOL: digite seu CPF para obter o desconto de 5%

Nespresso: insira seu código promocional para garantir o desconto de 10%

Horários de entrada e saída do clube conforme padrão internacional do Blue Note:

Primeiro set: abertura do clube às 19:00.

Após o término, o público deverá deixar o salão em até 30 minutos.