Crítica | PéPequeno

Crítica | PéPequeno

28/09/2018 Off Por Surya

[widget id=”yuzo_widget-4″]

Esta semana estreia PéPequeno, uma graça de aventura de animação para todas as idades, com músicas originais e algumas feitas exclusivamente para o filme.

Destaque para a versão em português de “Under Pressure” do Queen e  a canção título “Finally Free” que na versão dublada pode ser conferida na voz da cantora Jullie.

Tudo começa quando o fofíssimo yeti Migo (Yeti para nós brasileiros é o mesmo que PéGrande) vê por acaso um humano depois de um acidente aéreo.

Como os yetis vivem isolados no topo da montanha mais alta do mundo, eles não tem ideia que possa existir tal “criatura” a não ser através das lendas. Seria o mesmo sobre as lendas que nós humanos criamos sobre os PésGrandes.

E é aí que o simpático e gigante Migo vai atrás dessa sua descoberta para provar que falou a verdade, contrariando ao ancião e guardador da vila.

É claro que o encontro de Migo com Percy, um youtuber amante da natureza em decadência, é bastante divertido e durante toda a animação assistimos sacadas sensacionais na história.

A animação não reinventou a roda em termos de enredo e não teve medo de usar dos recursos clássicos dos desenhos Warner como Pernalonga, Patolino e até mesmo a Pantera Cor-de-Rosa para nos fazer rir, e rir muito.

Em um determinado momento, sem spoiles, até o final, confesso que fiquei com medo do desfecho, mas os roteiristas pensaram em uma alternativa bastante criativa.

O trabalho gráfico é perfeito para o público que é destinado, com efeito “acetinado” nas formas dos personagens e brilhos e sombras nos lugares certos.

Falando em público destinado, sabemos que nas entrelinhas de toda animação existe uma mensagem importante, PéPequeno nos ensina sobre tudo que o diferente deve ser respeitado e acima de tudo compreendido e que todos podemos evoluir através da descoberta do desconhecido.

A versão original de PéPequeno é estrelada por Channing Tatum (“LEGO Batman: O Filme”, dos filmes “Anjos da Lei”) como o iéti Migo; e James Corden (“Trolls”, “Emoji: O Filme”) como o PéPequeno, Percy. O filme também é estrelado por Zendaya (“Homem-Aranha: De Volta ao Lar”), Common (“Selma – Uma Luta pela Igualdade”), LeBron James (do inédito “Space Jam 2”), Gina Rodriguez (da série “Jane the Virgin”), Danny DeVito (“O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida” e indicado ao Oscar por “Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento”), Yara Shahidi (da série de TV “Black-ish”), Ely Henry (da série de TV “Justice League Action”) e Jimmy Tatro (“Anjos da Lei 2”).

Aqui no Brasil as cópias serão todas dubladas em português.

PéPequeno é dirigido por Karey Kirkpatrick, diretor vencedor do prêmio Annie por “Os Sem-Floresta” e indicado ao prêmio Annie pelos roteiros de “A Fuga das Galinhas” e “James e o Pêssego Gigante”. O filme é produzido por Bonne Radford (“George, o Curioso”), Glenn Ficarra (“Cegonhas – A História que Não te Contaram”, da série de TV “This is Us”,) e John Requa (“Cegonhas – A História que Não te Contaram”, da série de TV “This is Us”). Os produtores executivos são Nicholas Stoller, Phil Lord, Christopher Miller, Jared Stern, Sergio Pablos e Kirkpatrick. A equipe criativa inclui o editor Peter Ettinger e o compositor Heitor Pereira.

https://youtu.be/tI2jd7z1HfQ

 

O filme estreia nos cinemas a partir de 28 de setembro de 2018.

 

Da Warner Bros. Pictures e Warner Animation Group, PéPequeno será distribuído mundialmente pela Warner Bros. Pictures, uma empresa da Warner Bros. Entertainment.