ProAccess chegará ao Espaço Itaú de Cinemas a partir de fevereiro

ProAccess chegará ao Espaço Itaú de Cinemas a partir de fevereiro

24/01/2019 Off Por Surya Bueno

Nova tecnologia das empresas brasileiras Riole e ETC Filmes garante movimentar o mercado de exibição no Brasil. O Espaço Itaú de Cinemas é a primeira rede no Brasil a tornar todas as salas acessíveis para pessoas com deficiência auditiva e visual com a tecnologia ProAccess: são 57 salas espalhadas pelo país. A expectativa é que os equipamentos de acessibilidade estejam à disposição para o consumidor a partir da segunda quinzena de fevereiro. 

“O contrato com a Riole e a ETC Filmes coloca os complexos dentro das obrigações legais e em sintonia com a política de inclusão da empresa. Estamos felizes e certos que optamos pela melhor solução”, afirma Beatriz Schimidt, Diretora Executiva do Espaço Itaú.

Uma sala piloto já vinha sendo testada desde o ano passado no Espaço Itaú do Shopping Frei Caneca em São Paulo. Com a chegada da tecnologia em todas as salas, a rede torna uma referência no mercado. “A novidade irá movimentar toda a cadeia, pois motiva os distribuidores a retomarem a produção de conteúdo acessível para os títulos e dá início à formação de público. Com a solução disponível, as pessoas com deficiência terão ciência que o cinema é um entretenimento viável para elas”, considera Ronaldo Bettini, Diretor de Negócios do ProAccess. 

No Paraná, o CinePlus em Curitiba já conta com uma sala acessível, inaugurada em outubro de 2018, e colocará a segunda à disposição dos consumidores até o final deste mês.

ProAccess 
ProAccess é uma solução nacional completa para acessibilidade nas salas de cinema. Sua instalação dispensa alterações na infraestrutura dos cinemas e é totalmente adequada aos padrões da DCI – Digital Cinema Initiatives, organização reguladora do cinema digital no mundo. 

O sistema de infravermelho utilizado pelo ProAccess dispensa a necessidade de Wi-Fi ou qualquer outro tipo de conexão. Os conteúdos de Libras, Audiodescrição, Áudio assistência e Legendas descritivas são extraídos diretamente do DCP (Digital Cinema Package), assim, o usuário não precisa fazer o download do conteúdo acessível. Basta ligar o equipamento e este é sincronizado com o filme automaticamente. Os dispositivos são de uso individual e possuem um recurso de controle da luminosidade, evitando interferências para os espectadores ao redor. O equipamento deverá ser solicitado pelo cliente no momento da compra do ingresso na bilheteria do cinema. Para clientes com deficiência visual o equipamento vem com um fone de ouvido que narra tanto a fala quanto as expressões e cenários em tempo real, junto com um aparelho que regula o volume. Para clientes com deficiência auditiva, é fornecida uma pequena tela para ser encaixada no porta-copos da sala, em que aparece uma pessoa fazendo os sinais de libras.

O ProAccess é fabricado pela Riole, especialista na produção de equipamentos de áudio profissional e interpretação simultânea, e comercializado pela ETC Filmes, referência no mercado audiovisual há 14 anos.

Riole e ETC Filmes
Com 35 anos atuando no Brasil, a Riole é empresa considerada referência mundial em equipamentos de tradução simultânea. Localizada em Colombo, região metropolitana de Curitiba, a empresa sempre apostou em inovação e ao longo de sua trajetória foi pioneira no seguimento de áudio profissional. A paulistana ETC Filmes atua há quase 15 anos no mercado audiovisual e tem em seu DNA a paixão pela sétima arte. É especializada em todos os serviços e recursos necessários para o filme chegar às salas de cinema e às TVs em todo o país.

Assista vídeo demonstrativo