Estreia de Game of Thrones empolga fãs no Twitter

15/04/2019 Off Por Surya Bueno

A Scup, plataforma de monitoramento de redes sociais, registrou os principais comentários sobre a série feitos na rede social

A estreia da oitava e última temporada de foi uma data muito aguardada por todos os fãs da série. O primeiro episódio, exibido no dia 14 de abril, não só levou uma grande quantidade de pessoas à frente da TV, mas também gerou repercussão no Twitter. Em estudo realizado pela Scup, plataforma de monitoramento de redes sociais, foram registrados 866 mil tweets sobre a série durante o dia de estreia. O pico de tweets aconteceu logo após o fim da transmissão do primeiro episódio, às 23h, com o segundo horário mais movimentado durante a exibição, entre 22h e 23h.

Os personagens mais citados

O primeiro capítulo de foi bastante introdutório e mostrou diversos personagens se reencontrando após anos separados. Para a alegria dos fãs, a família Stark finalmente se reuniu, e foi a casa mais citada pelos usuários, com 52,9% das menções. Em seguida apareceram as casas Targaryen (24,6%) e Lannister (12%).

As menções aos personagens dominaram o monitoramento: um quarto dos tweets coletados citavam alguém em específico. A mais citada foi Daenerys Targaryen. Foram 31,6% dos posts com alguma referência à mãe de dragões.

Lista dos personagens mais citados

– Daenerys – 31,6%

– Jon Snow – 21,7%

– Bran Stark – 19,4%

– Arya Stark – 14,9%

– Jaime Lannister – 12,4%

Criaturas

Filhos de Daenerys, os dragões são uma das grandes sensações de . Eles tiveram bastante destaque no primeiro episódio, sendo os campeões de menções quando o assunto são as criaturas mágicas. Já os lobos foram pouco lembrados e ficaram atrás, até mesmo, dos elefantes de Cersei.

Lugares

Dividido em sete reinos, Westeros é o continente onde se passa a maior parte de . Naturalmente, cada lugar tem seu papel no desenvolvimento da história e, por isso, as regiões costumam ser muito mencionadas pelos usuários.

No monitoramento realizado durante o primeiro episódio da oitava temporada, a campeã de menções foi Winterfell, com 83,6%. Em segundo lugar, mas muito abaixo em números, a muralha foi citada em 13% dos tweets. Já King’s Landing ficou em terceiro lugar, com 1,6% das menções.

Batalha e mortes

Apesar das expectativas, houve poucas mortes e nenhuma batalha. O termo “inverno” também foi pouco citado no monitoramento. Os usuários comentaram pouco sobre tais assuntos, focando mais nos personagens e seus reencontros.

White Walkers

Os caminhantes brancos não apareceram no episódio, então os comentários dos usuários em relação aos White Walkers foram feitos em relação ao futuro e às outras criaturas. Os termos “dragões”, “zumbi” e “pais” apareceram em muitos deles.

O emoji de zumbi foi bastante atribuído às criaturas do Rei da Noite, assim como o lobo, o dragão e o leão foram citados junto com as casas Stark, Targaryen e Lannister. Muitos dos tweets ficaram apenas nas teorias do que pode acontecer nos próximos episódios.

Abertura

A nova abertura da série foi aclamada pelos usuários. Mais de 20% dos tweets citando-a foram positivos e as palavras “perfeição”, “demais”, “perfeito” apareceram em muitos comentários.

Spoilers

Toda série famosa causa alvoroço na internet e com não foi diferente. Quem não consegue assistir logo que os episódios são liberados ou, no caso de GOT, enquanto o capítulo é transmitido, fica sujeito a spoilers, coisa que pouca gente gosta.

Os usuários reclamaram da quantidade de spoilers na internet. Alguns ainda colocaram a culpa no serviço GO, que recebeu críticas dos usuários por travar com frequência. O ocorrido até entrou no Twitter Moments Brasil.

Sobre a Scup

Criada em 2009 e com mais de 400 clientes em seu portfólio, a Scup monitora as interações nas redes sociais para ajudar as empresas a se comunicarem com seu público e descobrir as suas necessidades. Com todas as atividades de social centralizadas em uma única plataforma e um relatório com comentários sobre a marca e interações, é possível acompanhar o desempenho de ações digitais e identificar novas oportunidades para ações personalizadas de marketing, aumento de vendas e oportunidades de negócios.