Confirmado! Brasil de Imigrantes tem nova data de estreia: 19/08, às 20h40, com episódio duplo

Confirmado! Brasil de Imigrantes tem nova data de estreia: 19/08, às 20h40, com episódio duplo

19/08/2019 Off Por Surya Bueno

 

 

 

Produção original do HISTORY conta histórias de seis famílias de imigrantes que vieram empreender no país e construíram grandes empresas

A série é focada no contexto histórico, social e econômico, e resgata trajetórias fascinantes e inspiradoras de famílias que acreditaram em seus sonhos e superaram as adversidades

ESTREIA: 19/8, segunda-feira, 20h40

As histórias de seis famílias de imigrantes são contadas em primeira pessoa por personagens que deixaram sua terra natal para começar uma nova vida no nosso país e criaram aqui grandes empresas que revolucionaram o mercado brasileiro. A série Brasil de Imigrantes mostra que por trás de cada imigrante há uma incrível história de superação.

Apresentada pela atriz Maria Fernanda Cândido, a série em seis episódios destaca que, além de contribuir com a história e a riqueza do Brasil, esses imigrantes trouxeram na bagagem a força dos seus ancestrais e a diversidade cultural. São eles: família Ostrowiecki (Polônia), Thái Nghiã (Vietnã), Alberto Saraiva (Portugal), Bauducco (Itália), Suekichi Nakaya (Japão) e David Vélez (Colômbia).

Os episódios de Brasil de Imigrantes, coprodução com a ELO Company, contextualizam a história dessas famílias, desde o momento em que deixam seus países de origem, em busca de melhores condições, e o começo da vida no Brasil, traçando suas trajetórias até o sucesso empresarial. A série explica os fluxos imigratórios e o contexto histórico, social e econômico de cada uma das narrativas, com foco também nas experiências pessoais dos imigrantes.

A produção relata como cada uma das dessas famílias começaram, seus desafios e dificuldades, e a importância do empreendedorismo e da visão de gestão que auxiliaram a alavancar alguns dos negócios mais bem-sucedidos do Brasil. Cada episódio traz imagens exclusivas das famílias e depoimentos de historiadores, especialistas e jornalistas, como, Ana Fontes, Heródoto Barbeiro, Mara Luquet e Renato Cruz.

“Esta é uma produção bastante especial, pois destaca as histórias de pessoas que tiveram de abandonar seus países de origem, vieram para o Brasil e colocaram o trabalho a serviço dos seus sonhos. São relatos muito inspiradores e que nos encorajam a enfrentar adversidades”, afirma Beatriz Cifu, diretora de Conteúdo Original do HISTORY. “Sem contar toda a contextualização histórica, que ajuda a compreender melhor os elementos sociais e econômicos envolvidos em cada trajetória”, completa.

Na estreia, o HISTORY exibe episódio duplo especial:

Ep. 1 – Família Bauducco: Bauducco (19 de agosto)
No Brasil, os imigrantes italianos formam a maior colônia fora da Itália. Seus costumes foram agregados ao cotidiano brasileiro. Um exemplo dessa potência é a trajetória da família Bauducco. Nos anos 50, Carlo Bauducco veio ao Brasil para vender máquinas para fazer pães, mas acabou sendo vítima de um golpe financeiro. Foi quando percebeu que não havia panetone e decidiu abrir a própria doceira. Numa atitude ousada, lançou panfletos de um pequeno avião no Centro de São Paulo divulgando a novidade para a ceia de Natal. Desde então o panetone se tornou tradição na mesa dos brasileiros. Massimo Bauducco conta como manteve e diversificou a fábrica da Bauducco iniciada por seu avô.

Ep. 2 – Família Vélez: Nubank (19 de agosto)

A guerra civil na Colômbia promovida pelos cartéis do narcotráfico, pelas FARC e a extrema direita do paramilitarismo, fizeram com que milhares de imigrantes fugissem do país. É o que aconteceu com a família de David Vélez. Após o sequestro de um tio, a família Vélez muda-se para a Costa Rica em busca de uma vida mais segura. David trabalha no negócio da família, aprende a investir, estuda no Vale do Silício e trabalha para gigantes do setor de investimento. O destino o traz para o Brasil, onde enfrenta burocracias para resolver questões comuns como abrir uma conta em um banco. David, então, tem uma ideia: abrir um banco que revolucione o mercado. É assim que ele atrai um investimento e funda um banco virtual que muda a forma como os brasileiros investem suas economias.  

 Demais estreias – sempre às 20h40:                       

Ep. 3 – Família Ostrowiecki: Multilaser (26 de agosto)
Após sobreviver ao Holocausto na Polônia, a família Ostrowieck chega ao Brasil com sonhos de recomeçar. Israel, filho de imigrantes, desenvolveu uma tecnologia de reciclagem de cartuchos, tornando-se pioneiro na América Latina. Assim, nasceu a Multilaser. Alexandre Ostrowieck, filho de Israel, assumiu o comando da empresa após a morte do pai e graças à veia empreendedora herdada, revolucionou a empresa da família.

Ep. 4 – Família Saraiva: Habib’s (2 de setembro)
Durante 41 anos, Portugal viveu sob o rígido regime ditatorial promovido por Salazar. Foi nessa atmosfera que o êxodo da imigração portuguesa começou a acontecer. A família Saraiva, proveniente de uma aldeia de camponeses, deixou Portugal e veio para o Brasil sem nenhuma garantia. A família começou vendendo doces na rua até conseguir abrir uma padaria. Mas, com o assassinato do pai, Alberto Saraiva é obrigado a assumir o frágil negócio familiar. É quando ele cria um conceito de precificação ousado e vê seus negócios melhorarem. A partir de então, Alberto abre diversos negócios, até que tem a ideia do que viria a ser o seu maior empreendimento: Habib’s’.

Ep.5 – Família Nakaya: Sakura (9 de setembro)
Com a entrada do Japão na 1ª Guerra Mundial, centenas de imigrantes japoneses fugiram do país em busca de uma vida melhor. Ao chegarem aqui, enfrentaram dificuldades com o idioma e com a culinária. Para se adaptarem melhor ao Brasil, muitos deles, como Suekichi Nakaya, mantiveram tradições japonesas durante toda a vida. Assim, ele começou a produzir shoyu e missô artesanalmente pra atender aos pedidos de parentes e amigos e acabou construindo uma empresa que, quase 80 anos depois, vende um milhão de litros de shoyu por mês. Essa história, contada pelo seu filho, Renato Kenji Nakaya, hoje presidente da empresa, mostra a força da tradição japonesa nos negócios.

 Ep. 6 – Família Thái: Gooc (16 de setembro)
A força incansável da imigração vietnamita neste episódio é contada pela família Nghiã. Após o suicídio da mãe, Thái Nghiã foi levado pelo regime comunista para o campo de concentração em Saigon. Ao ser libertado, foge com a roupa do corpo em um bote e chega no Brasil em um navio cargueiro. Sozinho, sem parentes e sem saber o que fazer, decide enfrentar as dificuldades do idioma para estudar e suprir as saudades de tudo o que deixou pra trás. Em uma época em que não se falava em sustentabilidade, Thái encontra uma oportunidade de negócio na reciclagem de pneus, criando uma sandália original e uma marca que conquistou o mercado popular.

Classificação indicativa: livre

Ficha Técnica:

Direção geral: Maria Carolina Telles
Direção: David Vaz
Produção Executiva: Paula Garcia
Apresentação: Maria Fernanda Cândido

Sobre ELO Company

Empresa especializada em produção e distribuição audiovisual fundada por Ruben Feffer, Flavia Feffer e Sabrina Nudeliman Wagon. No mercado há 13 anos, conta com uma estrutura completa de produção de conteúdo, distribuição de obras audiovisuais em todas as plataformas e vendas para o mercado nacional e internacional. Na unidade ELO Produções são três lançamentos no ano de 2019 e mais de dez projetos em seu lineup, incluindo coproduções. Na unidade ELO Distribuições são mais de 100 títulos em seu lineup, entre eles “Vou Nadar Até Você”, primeiro filme protagonizado por Bruna Marquezine, “Emicida” produzido pela RT Features, “Miss Beach Star” dirigido por Cris D’Amatto e protagonizado por Fabiana Karla, “Prisioneiro da Liberdade” de Jefferson De, “Torre das Donzelas” de Susanna Lira (vencedor do prêmio de Melhor Documentário pelo público na Mostra de Internacional de São Paulo), “Aos Olhos de Ernesto” da premiada Ana Luisa Azevedo, “Tito e os Pássaros” de Gustavo Steinberg, pré-indicado ao Oscar de 2019, “O Menino e o Mundo” de Ale Abreu, indicado ao Oscar de melhor animação, “S.O.S: Mulheres Ao Mar 2”, apenas para citar alguns. A Elo Company tem entre seus principais objetivos criar, produzir e divulgar as narrativas brasileiras em múltiplas telas e países. A empresa tem como princípios a valorização da diversidade na frente e atrás das telas com projetos inovadores como o Selo ELAS com o intuito de fomentar projetos de longa- metragem com direção feminina.

Sobre HISTORY
HISTORY é o líder incontestável e autoridade única em conteúdo histórico. History é a história transformada em entretenimento.History oferece séries de sucesso como: O SócioTrato Feito, e Loucos Por Carros, incluindo as mega produções Six – Esquadrão AntiterroristaKnightfall e O Último Reino, junto com produções originais como a vencedora do Emmy Francisco, O Jesuíta,Gigantes do México e Gigantes do Brasil. O History alcança 63 milhões de lares. History é voltado principalmente para Homens 18-49.