‘O Tradutor’, protagonizado por Rodrigo Santoro é indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por Cuba

‘O Tradutor’, protagonizado por Rodrigo Santoro é indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por Cuba

30/08/2019 Off Por Surya Bueno

Temos mais um brasileiro no Oscar. Pela primeira vez na história do país, Cuba indicou ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro um longa protagonizado por um estrangeiro: o ator Rodrigo Santoro. “O Tradutor” Malin, um professor universitário de literatura russa que vê sua vida transformada ao ser designado como intérprete na ala infantil de um hospital cubano. Ele deve ajudar na comunicação entre os médicos e crianças vítimas do acidente nuclear de Chernobil que acabam de chegar a Havana. Relutante a princípio, Malin passará por uma profunda mudança. 

“O Tradutor” conta a história real dos pais dos dois diretores, os cubano-canadenses Rodrigo e Sebastián Barriuso – o que só torna o filme ainda mais emocionante. O longa, exibido na última edição do Festival de Sundance, estreou nos cinemas brasileiros em 4 de abril, com distribuição da Galeria Distribuidora.

Sinopse

Malin, um professor universitário de literatura russa vê sua vida transformada ao ser designado como tradutor na ala infantil de um hospital cubano. Ele deve servir de intérprete entre os médicos e vítimas do acidente nuclear de Chernobil que acabam de chegar a Havana. Relutante a princípio, Malin passará por uma profunda mudança.

 

Ficha técnica

O TRADUTOR (Un Traductor)

Data de estreia: 4 DE ABRIL

Gênero: Drama

Duração: 107 min

País: Cuba, Canadá

Distribuidor: Galeria Distribuidora

Direção: Rodrigo Barriuso e Sebastián Barriuso

Elenco: Rodrigo Santoro, Maricel Álvarez, Yoandra Suárez, Nikita Semenov

Roteiro: Lindsay Gossling

Produção Executiva: Louis O’Murphy, Lindsay Gossling.          

Produção: Louis O’Murphy, Lindsay Gossling, Sebastián Barriuso e Karen Harnisch

        

Curiosidades sobre o filme:

• O Tradutor é baseado na história real de Manuel Barriuso Andino – pai dos diretores Rodrigo e Sebastián Barriuso (o personagem “Malin”);

Leia mais  Marvel lança nova série animada de Spider Man no Disney XD

• Javi e o bebê na barriga de Isona são Sebastián e Rodrigo (respectivamente);

• O Tradutor é a estreia dos irmãos Barriuso na direção de filmes ficcionais. É a primeira vez que eles trabalharam juntos;

• O filme foi todo rodado em locações em Havana, Cuba;

• Todas as obras de arte do filme foram curadas por Magda González-Mora – a mãe dos diretores (personagem “Isona”);

• O ator principal, Rodrigo Santoro, é brasileiro. Sua primeira língua é o português. Para o filme, ele não só precisou falar espanhol com sotaque cubano, mas também aprendeu russo para fazer o papel;

• Todos os principais papéis russos (além de Malin) foram selecionados em Toronto;

• Este é o primeiro roteiro produzido por Lindsay Gossling. O roteiro foi escrito em inglês e depois traduzido em Espanhol e russo;

• Os pais dos diretores, que inspiraram os personagens Malin e Isona, visitaram o set durante a produção;

• O bebê visto na cena do ultrassom é o primeiro filho de Sebastian Barriúso;

• A mulher sentada ao lado de Isona na sala de espera do ultrassom é Mel Fronckowiak, esposa de Rodrigo Santoro, que também estava grávida no momento da produção.

 

Rodrigo Barriuso, codiretor

Rodrigo Barriuso é um cineasta cubano-canadense. Com formação em teoria da arte, a abordagem cinematográfica de Rodrigo é altamente influenciada pelos valores conceituais e estéticos que muitas vezes informam o mundo mais amplo das artes visuais. Seu curta metragem “Para Dorian” exibido em festivais ao redor do mundo, incluindo o Slamdance Film Festival e o Melbourne International Film Festival, recebendo o prêmio de Melhor Filme Canadense no InsideOut Toronto LGBT Film Festival, o Prêmio Norman Jewison Filmmakers, e o Melhor curta-metragem na MIX Copenhagen.

Leia mais  Planeta dos Macacos – Conheça a linha do tempo de 1968 até 2017

Sebastián Barriuso, codiretor

Sebastián Barriuso é um cineasta premiado, nascido em Havana. Estudou no Instituto Superior de Arte em Cuba. Produziu “La Piscina”, que teve sua estreia no Berlinale 2013 e recebeu o Prêmio do Júri no Marrakesh Film Festival. Sebastián faz parte da Rede EAVE e é membro do CMPA.

Rodrigo Santoro

Rodrigo pode ser visto ao lado do vencedor do Oscar Anthony Hopkins, Evan Rachel Wood e Geoffrey Wright, na série HBO WESTWORLD, dirigida por Jonah Nolan e produzida por J.J. Abrams.

Rodrigo também está no remake da MGM do icônico filme BEN HUR, no qual ele atua como “Jesus”, ao lado de Jack Huston,Toby Kebbell, Nazanin Boniadi e Morgan Freeman, para o diretor Timur Bekmambetov. Ele também pode ser visto no THE 33 estrelando ao lado de Antonio Banderas, Juliette Binoche, James Brolin e Gabriel Bryne e em JANE GOT A GUN de Gavin O’Connor, coestrelando Natalie Portman, Ewan McGregor e Joel Edgerton.

Ele recentemente envolveu o recurso espanhol 1989 para diretores Rodrigo & Sebastian Barriuso (LA PISCINA, MENINOS NO FILME 11), atuando ao lado de Maricel Alvarez.

Rodrigo também pode ser visto no RIO dirigido por Stephan Elliott, EU TE AMO, estrelado ao lado de Emily Mortimer, Harvey Kittel e Jason Isaacs, que estreou em 2015. Rodrigo pode ser visto no longa independente DOMINION co-estrelando ao lado de John Malkovich, Rhys Ifans, Tony Hale e Romola Garai. Rodrigo também é associado produtor de PELE com Brian Grazer.

HELENO, a fascinante história da vida real do astro do futebol brasileiro Heleno de Frietas, na qual Rodrigo estrelou e também produziu, vendido para HBO para distribuição nos EUA após sua estreia no Festival de Cinema de Toronto de 2011. Ele foi premiado com o prêmio de Melhor Ator por este filme em o ‘FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA 2012 DE LIMA’. Ele também recebeu o prêmio de Melhor Ator no ‘HAVANA 2011 FESTIVAL’. O filme teve sua estreia nos EUA no ‘Miami Film Festival’.

Leia mais  Comic Con | Mulher Maravilha ganha mais um trailer, agora legendado

Ele também apareceu na capa de dezembro de 2011 da VOGUE, o primeiro homem na história da revista a fazê-lo.

Compartilhe: