Evento gratuito no interior de SP atrai público geek, de aventura, fantasia e ficção no feriado de 15 de Novembro

Evento gratuito no interior de SP atrai público geek, de aventura, fantasia e ficção no feriado de 15 de Novembro

05/11/2019 Off Por Surya Bueno

 

Está chegando o Itcom 3, maior evento de Cultura Pop de Itatiba, que será realizado no feriado do dia 15 de novembro, das 13h às 18h, no Itatiba Esporte Clube. A entrada é um gibi ou livro de aventuras/fantasia/ficção científica, novo ou usado.

A grande novidade deste ano é o primeiro concurso oficial de Cosplay da Itcom. Nos anos anteriores havia um grande número de cosplayers visitando o evento e eram distribuídos brindes, segundo a escolha do público. Neste ano haverá três modalidades: o Cosplay, Cosplay Kids e Cospobre.

O Concurso de Cosplay Kids é aberto a todas as crianças e tem como objetivo incentivar a sua criatividade. Basta estar vestido como um personagem de quadrinhos, série, desenho, ou da própria imaginação. Nesta modalidade, a criatividade conta muito. As crianças podem se inscrever até quinze minutos antes da realização do desfile, que ocorrerá na última parte do evento, após a apresentação das bandas. O público escolherá o melhor, que ganhará um brinde da Itcom 3.

O Concurso de Cospobre é pura diversão e o que vale é a originalidade e o bom-humor! O “cospobre” é a fantasia feita com os produtos que se tem à mão, sem a preocupação de a fantasia ser idêntica a do personagem. O cospobre também pode se inscrever até quinze minutos antes do desfile e a seleção será por conta do público. O vencedor também receberá um brinde.

Já para o concurso de Cosplay, há um regulamento e os participantes deverão se apresentar para uma comissão julgadora. Nessa modalidade, qualquer pessoa com idade igual ou superior a 16 anos completos no ato da inscrição pode participar. Os menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis. As inscrições devem ser feitas até o dia 06 de novembro e podem ser feitas pelo e-mail da Secretaria de Cultura e Turismo, cultura@cultura.itatiba.sp.gov.br, informando nome completo, endereço, telefone de contato, número de CPF e RG, data de nascimento e nome do personagem cosplay e sua referência, ou seja, qual é o personagem que você vai representar e em que universo ele se encontra. É importante também preencher um Termo de Cessão de Uso de Direito de Imagem e Voz.

 

Atenção:

Prorrogado o prazo para inscrições de cosplay no concurso de cosplay do itcom 3! Até dia 11 de novembro!! Quem tiver dúvidas ou não estiver conseguindo visualizar o regulamento no site basta mandar email para cultura@cultura.itatiba.sp.gov.br

 

No dia do evento, cada inscrito terá um minuto e meio para apresentar-se. O regulamento completo já está disponível no site. O vencedor desta modalidade receberá um prêmio de R$.1.000,00 (mil reais).

O Itcom é uma excelente opção para passar a tarde com a família: tem os jogos de tabuleiro divertidos do Clube do Tabuleiro e as exposições de colecionáveis, que sempre atraem grande número de visitantes. Haverá praça de alimentação, dança dos grupos de K-Pop, além dos shows de rock que vão agitar o evento com as bandas Raide e Anunnakis.

“O evento chega a sua terceira edição dado o grande sucesso dos anos de 2017 e 2018. Pensar e organizar um evento que contemple a cultura pop, mundialmente projetada e também em nossa cidade, é motivo de grande satisfação. Este ano contamos com novidades na programação e há atrações bastante variadas para os pequenos, para os jovens e para os adultos. A cada ano o público aumenta e apoia esta iniciativa, que gera grande mobilização e muita expectativa dos apreciadores e disseminadores da cultura pop”, comentou o Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi.


Confira a Programação:

13h: Abertura

13h15: Apresentação dos grupos de K-Pop:Two Sides Cosmic CherryBlossom (CherryB)Señoritas

14h30: Apresentação da Banda Anunnakis

15h15: Finalização das confirmações de inscrição para o Concurso de Cosplay

15h30: Apresentação da Banda Raide

16h10: Chamada para o desfile de Cospobre – apresentação dos concorrentes e premiação por aclamação popular

16h30: Chamada para o desfile de Cosplay Kids – apresentação dos concorrentes e premiação por aclamação popular

17h: Chamada para o desfile de Cosplay – apresentação dos concorrentes para a Comissão Julgadora, conforme o regulamento.

Pocket Show do mágico Thiago Barros e premiação do melhor Cosplay pela Comissão e encerramento.

 

PRIMEIRO CONCURSO OFICIAL DE COSPOBRE DA ITCOM 3

É um pássaro? É um avião? Parece um super-herói mas está estranho? Então só pode ser um participante do primeiro e mega-sensacional-acachapante concurso oficial de Cospobre da ItCom 3!

 

A única regra é a diversão!! Faça você mesmo a sua fantasia, inspirado por um personagem de histórias em quadrinhos, filme, série, desenho, da forma mais precária possível!

 

Faça de um balde um capacete, de uma folha de jornal uma capa! Mostre toda a sua inventividade e bom humor!

 

INSCRIÇÕES:

As inscrições já estão abertas e vão continuar até quinze minutos antes do desfile, que vai acontecer às 16h lá no Itcom, no Itatiba Esporte Clube. 

As fotos que forem tiradas dos cospobres podem ser utilizadas pela organização do evento para ilustrar as matérias e fazer divulgação nos próximos anos. Para isso, os interessados deverão assinar, no momento da inscrição, um Termo de autorização de uso de imagem. 

Os melhores cospobres ganharão brindes da ItCom3, além da glória, dos aplausos, da admiração e da diversão!!

 

REGULAMENTO

 

Primeiramente, o que é cosplay? 

Cosplay é uma abreviação de “costume & play” e consiste no ato de se fantasiar e interpretar um personagem de um filme, série, desenhos animados, histórias em quadrinhos, games, banda de rock e tudo o mais que envolva a cultura pop. O cosplay pode ser feito por diversão, competição ou até mesmo para fins profissionais (como aparições para promoções em eventos de games, etc.). Os praticantes dessa atividade são denominados cosplayers.



O Primeiro concurso oficial de Cosplay da Itcom acontecerá no dia 15/11/2019, na Itcom 3, no Itatiba Esporte Clube, situado à Rua Piza e Almeida, 592, Itatiba, São Paulo. 



Quem pode participar?

O Primeiro Concurso Oficial de Cosplay da Itcom é destinado a pessoas físicas, de idade igual ou superior a 16 (dezesseis) anos completos no ato da inscrição. Os menores de 18 (dezoito) anos devem ter autorização dos pais e/ou responsáveis.



Como me inscrever?

O período de inscrições foi prorrogado até dia 11/11/2019. 

Os interessados deverão enviar um e-mail para cultura@cultura.itatiba.sp.gov.br com essas informações:

  1. a) nome completo; 
  2. b) endereço completo, incluindo cidade, UF e CEP; 
  3. c) telefone de contato, incluindo DDD;
  4. d) número de celular,

incluindo DDD; 

  1. e) número do CPF; 
  2. f) número do RG; 
  3. g) data de nascimento no

formato dd/mm/aaaa; 

  1. h) endereço de e-mail; 
  2. i) nome do personagem cosplay e sua referência (por exemplo, Ben Kenobi, de Star Wars);



O interessado deve enviar por email 2 imagens de referência do personagem e 3 fotos do participante trajado com o cosplay (foto de frente, perfil e foto posada), todas de corpo inteiro com fundo neutro (branco, creme ou cinza) em formato “gif” ou “jpg”. (ATENÇÃO, ESTE ITEM TORNOU-SE OPCIONAL – MAS OS ORGANIZADORES TERÃO AMPLOS PODERES PARA DESCLASSIFICAR O CANDIDATO QUE APRESENTAR UM COSPLAY QUE NÃO DEMONSTRE CONDIÇÕES DE ENTRAR NESTA MODALIDADE DE COMPETIÇÃO. TRAJES MAL FEITOS, CONFECCIONADOS COM PRECARIEDADE NÃO INTENCIONAL, OU RELEITURAS QUE NÃO APRESENTAM QUALQUER RELAÇÃO COM O PERSONAGEM DE REFERÊNCIA. PARA AS APRESENTAÇÕES SEM COMPROMISSO COM A SIMILARIDADE COM O PERSONAGEM TEREMOS A MODALIDADE DO COSPOBRE, QUE VISA MAIS A DIVERSÃO E NÃO TEM COMPROMISSO COM A ATIVIDADE SÉRIA DOS COSPLAYERS. 

 

Inscrevendo-se no Concurso, o participante aceita ceder o uso de sua imagem (usando o traje de cosplayer), som da voz e direitos conexos à Prefeitura do Município de Itatiba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, para utilização em divulgação e matérias sobre o Concurso e sobre a Itcom 3. O participante deverá enviar, anexo ao e-mail com os dados para inscrição, um termo assinado e escaneado conforme o modelo abaixo:



TERMO DE CESSÃO DE USO DE DIREITO DE IMAGEM E VOZ

 

Eu, …………………………………………………………………………………., portador do RG nº………………………………, residente e domiciliado no endereço:………………………………………………………………………………………., na cidade de ………………………………………, Estado de …………………………., CEP nº ……………, concordo em ceder o uso de minha imagem e voz à Prefeitura do Município de Itatiba para divulgação do evento Itcom e o Concurso de Cosplayer e matérias que sejam relacionadas a estes eventos. 

 

(datar e assinar)



Este termo, que será enviado junto com os dados para inscrição, em modo digital, deverá ser entregue na versão impressa junto aos documentos do participante quando de seu credenciamento na Itcom 3, no dia 15/11/2019, sob pena de desclassificação. 

 

As inscrições serão analisadas e os participantes serão informados se estão classificados ou não por e-mail, até o dia 08/11/2019. 

 

A Secretaria de Cultura e Turismo de Itatiba não se responsabiliza pelo material, cadastro e demais ações envolvendo o participante, nem pelo conteúdo das obras fotográficas apresentadas, seja perante o participante ou qualquer terceiro, ainda que contenham qualquer tipo de imagem ou texto ilegal, antiético ou abusivo, ou violem patente, marca ou outros direitos de propriedade intelectual de terceiros. O participante será direta e exclusivamente responsável pelo conteúdo das obras apresentadas, tendo os organizadores o direito, mas não a obrigação, de proibir a participação neste Concurso ou mesmo desclassificar qualquer obra contendo aspecto de ilegalidade questionável ou, ainda, que sejam contrários à moral e aos bons costumes.



O que devo apresentar?

O participante deve escolher um traje e performance obrigatoriamente baseados em  personagens de histórias em quadrinhos, desenhos animados, games, séries e filmes, bandas de rock ou da cultura pop em geral.

O cosplay deve ser manufaturado artesanalmente. Acessórios pré-fabricados poderão ser usados em conjunto com o cosplay artesanal, mas deverão ser devidamente modificados pelo cosplayers e ficarão sujeitos à inspeção pela comissão organizadora.

As apresentações dos cosplayers devem ser em língua portuguesa, com o áudio gravado em uma única faixa em PenDrive MP3, devidamente identificado.

As apresentações individuais poderão contar com o apoio de 01 (um) auxiliar, cujos dados deverão obrigatoriamente constar do cadastro de inscrição neste Concurso. O auxiliar poderá colaborar com o cosplayers fora e dentro do palco e deverá estar vestido. O auxiliar não será considerado como um participante do concurso. 

 

O que os jurados vão avaliar?

1 – Performance (0 a 10 pontos): Interpretação, qualidade, impacto da apresentação, desenvoltura no palco, sincronia de movimentos e harmonia entre todos os elementos da apresentação (música, cenário, etc.)

 

2 – Fantasia (0 a 10 pontos): O acabamento da fantasia será avaliado, bem como se a fantasia é manufaturada e/ou customizada, a riqueza de acessórios e detalhes.

 

3 – Criatividade (0 a 10 pontos): Inventividade: O conjunto da obra, harmonia, originalidade e criatividade.

 

Cada jurado poderá atribuir até 30 (trinta) pontos ao participante, a pontuação máxima por jurado. Como critério de desempate, aplicável em todas as etapas, será adotado o seguinte critério: Escolha do público através de aplausos e torcida.

 

O júri técnico será composto por até 03 (três) integrantes aptos a realizarem o julgamento dos materiais inscritos e a atribuição de pontos em conformidade com os critérios de avaliação definidos neste Regulamento. Os jurados também são livre para aplicar sanções, como redução de pontos, ou desclassificar qualquer conteúdo contendo elementos que não sejam apropriados para o evento, abusivos, ilegais, preconceituosos ou que de alguma forma fujam ao propósito do concurso e do evento. 

 

Os participantes, ao ingressarem neste Concurso, estão cientes e aceitam integralmente as condições de participação ora estabelecidas, renunciando, desde já, a qualquer questionamento quanto aos critérios de moderação, classificação, sanção e pontuação adotados pelos organizadores do evento, cuja decisão prevalecerá de forma soberana.



Como proceder no dia 15/11/2019: 

Os participantes deverão se apresentar ao local do evento entre as 13h e 14h do dia 15/11/19, de posse dos documentos requeridos pela comissão organizadora que serão comunicados por e-mail, bem como, do cosplay inscrito e acessórios necessários à performance, além de quaisquer outras informações requeridas pela comissão organizadora deste Concurso, obrigando-se a todos os momentos a manter um comportamento adequado e a seguir o cronograma de apresentação. A performance para julgamento dos cosplayers será realizada em horário a ser divulgado, considerando o número de concorrentes. 

 

Os participantes terão 30 (trinta) segundos para prepararem o palco antes do início de sua apresentação e ainda 30 (trinta) segundos para finalizar a apresentação e deixar o palco livre e desobstruído para o próximo participante.

 

As apresentações individuais deverão ter, no máximo, 01min30seg (um minuto e trinta segundos). Para cada 30 (trinta) segundos que venham ser extrapolados do tempo máximo permitido para a apresentação, o participante terá descontado 0,5 (meio ponto) da somatória final de pontos.

O tempo cronometrado de cada apresentação será controlado pela comissão organizadora deste Concurso para todos os fins e efeitos de pontuação, cuja decisão será soberana e irrevogável. Para fins de contagem do tempo, será tido como o início da apresentação o momento no qual a música da trilha sonora começar a tocar ou o momento em que o participante fizer o sinal previamente acordado com a organização do

evento, nos casos em que ficar dispensado o uso de música ou trilha sonora. O término da performance será tido como o momento de agradecimento ao

público.

 

EFEITOS ESPECIAIS E USO DE SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS:

Todos os efeitos especiais deverão ser secos. Não será permitido o uso de líquidos ou materiais viscosos. Também não será permitido o uso de acessórios ou objetos que possam colocar em risco a integridade física de outros cosplayers e/ou do público em geral, membros da comissão técnica, tais como, mas não limitados a fogo, fogos de artifício, armas de corte, armas brancas, armas de fogo, armas de airsoft, armas com munição de chumbo, abrasivos, corrosivos, tinturas tóxicas, solventes, extintores, entre outras substâncias nocivas.

Também não será admitido o uso de talco, farinha, glitter, lantejoula, confete ou qualquer outro item que dificulte a limpeza do palco. O uso de qualquer substância listada neste Regulamento ou comportamento inadequado poderá implicar na perda de pontos e/ou a desclassificação do participante deste Concurso por decisão soberana e irrevogável da comissão organizadora.

 

CENÁRIO:

Não será admitido o uso de cenários ou acessórios que precisem ser pendurados, pregados, colados ou fixados ao palco. Os cenários e acessórios devem ser de fácil manuseio e/ou transporte – considerando-se o tempo para montagem e desmontagem do cenário e que o participante ficará incumbido de tal tarefa sem o auxílio de qualquer terceiro.

O cenário poderá sofrer modificações durante a performance do participante, porém deverá ser retirado do palco com o mesmo formato no qual tenha adentrado.  O cenário poderá ser composto de apenas uma parte, porém deverá ser respeitada as dimensões indicadas neste item.

Como cenário será tido tudo aquilo que estiver no palco antes da apresentação e acessório todos os artefatos que adentrarem o palco juntamente com o cosplayer.



PRÊMIO:

Será distribuído, neste Concurso, 1 (um) prêmio, no valor total de R$ 1.000,00 (mil reais), para o primeiro lugar, que será oferecido ao vencedor pelos patrocinadores do evento, não sendo de responsabilidade da Prefeitura do Município de Itatiba o pagamento desse valor. 

Em nenhuma hipótese a Prefeitura de Itatiba-SP arcará com os custos de transporte, alimentação e hospedagem dos participantes selecionados, auxiliares ou quaisquer acompanhantes para que participem do Concurso de Cosplay da ItCom3.

Os prêmios objeto da distribuição neste concurso somente poderão ser entregues aos contemplados, assim entendidos como os participantes regularmente inscritos que preencham todas as condições de participação definidas neste Regulamento. Não haverá outra premiação em dinheiro neste concurso, mas poderão ser incorporadas premiações como brindes ofertados por patrocinadores, que serão distribuídas conforme critérios dos próprios patrocinadores. 

 

DISPOSIÇÕES FINAIS:

A Secretaria de Cultura e Turismo de Itatiba-SP ao promover este concurso não será responsável pelas dificuldades técnicas decorrentes de culpa exclusiva dos participantes ou de terceiros. Nenhuma responsabilidade será assumida pela Secretaria de Cultura e Turismo de Itatiba, no decorrer e posteriormente ao período de participação neste concurso, por quaisquer problemas técnicos ou mau funcionamento que independam da atuação e/ou intervenção da Secretaria de Cultura e Turismo de Itatiba. A participação no presente concurso caracteriza, por si, a aceitação, por parte dos participantes, de todos os termos e condições estabelecidos neste Regulamento. 

https://web.facebook.com/prefeituraitatibaoficial/videos/475953939563951/