Não perca a série Cobra Kai, breve na Netflix

Não perca a série Cobra Kai, breve na Netflix

15/08/2020 Off Por Surya Bueno
Spread the love

Recentemente a Netflix anunciou que assumiu a produção da 3ª temporada de Cobra Kai. Além disso, o licenciamento das duas primeiras temporadas da série, deixarão o Youtube, para migrar para o serviço de streaming.
A mudança vem juntamente com uma alteração da política do streaming do Youtube, a série foi a única produção original do serviço a realmente dar certo e a Netflix aproveitou a chance em adquirir os direitos.

Com isso, a data de estreia na Netflix é de 28 de Agosto. Já a 3ª temporada de Cobra Kai, deve chegar no catálogo até o final de 2020 (talvez).

Se existe um filme que eu posso falar com propriedade, Karatê Kid – A Hora da Verdade é um desses.

Perdi a conta de quantas vezes assisti a versão de 1984 na Globo e depois a sequência Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua também nos cinemas.

E duvido quem não tenha corrido para uma academia de carate mais próxima a fim de praticar alguns golpes.

Karate Kid é um daqueles clássicos filmes “imexíveis” dos anos 80.

Infelizmente a terceira parte de 1989, Karatê Kid 3: O Desafio Final, apesar de contar com a presença de Ralph Macchio e Pat Morita foi um tremendo bola fora e não alcançou o mesmo sucesso.

Em uma tentativa de fazer um reboot, agora sem o protagonista Ralph Macchio, em 1994 Pat Morita, novamente como o mestre Miyagi, treina uma garota em Karatê Kid 4: A Nova Aventura, sai Ralph Macchio entra Hilary Swank como Julie Pierce.

Em 2010 eles fizeram um reboot com o incrível ator de artes marciais Jackie Chan, com uma ideia bem parecida com o original, porém…

Dre Parker (Jaden Smith) é um garoto de 12 anos que poderia ser o mais popular da cidade de Detroit, Estados Unidos, mas a carreira de sua mãe acaba os levando para a cidade de Pequim, na China.

No novo país, Dre se apaixona pela sua colega de classe Mei Ying, que torna-se sua amiga, mas as diferenças culturais tornam essa amizade impossível. Pior ainda, os sentimentos de Dre fazem com que o aluno mais brigão da sala e prodígio do Kung Fu, Cheng, torne-se seu inimigo, fazendo com que Dre sofra bullying nas mãos dos amigos de Cheng, sem poder reagir. Sem amigos na nova cidade, Dre não tem a quem recorrer exceto ao zelador do seu prédio Mr. Han (Jackie Chan), que é secretamente um mestre do Kung Fu.

À medida em que Han ensina a Dre que o Kung Fu é muito mais que socos e habilidade, mas sim maturidade e calma, Dre percebe que encarar os brigões da turma será a aventura de uma vida. E os ensinamentos de seu mestre explicam o que é o verdadeiro Kung-Fu. Sim, vocês leram certo, Kung-Fu não carate. Bem, deu no que deu.

Mas a franquia não estava perdida no esquecimento e nos reboots mal planejados, eis que em no dia 2 de maio de 2018 no YouTube Premium estreou uma série de televisão que aconteceu 34 anos depois do filme original e segue a reabertura do dojo de karatê Cobra Kai, por Johnny Lawrence e a reativação de sua antiga rivalidade com Daniel LaRusso. A série foi criada por Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg, e Josh Heald e é estrelado por Ralph Macchio e William Zabka, que reprisam seus papéis dos filmes. 

Sobre a série, sem spoilers.

Não duvide que Cobra Kai é uma pérola e uma esperança em meio a tantos reboots caça níqueis dos anos 80.

Com um roteiro incrível e que demonstra acima de tudo respeito pela história original, Cobra Kai vai além e apesar de ter como base a  rivalidade entre Daniel e Johnny demonstra que eles são “gente como a gente”. Sentem medo, insegurança, pagam contas e tem responsabilidades sobre a família, mais precisamente no relacionamento entre pais e filhos. O que torna a  rivalidade no esporte um avanço sobre a complexidade de lidar com o pior e o melhor da vida.

Pat Morita, o eterno Sr. Miyagi, não está presente – a ator faleceu em 2005 – porém a presença do mestre está em cada canto, em cada referência, tornando a experiência em assistir Cobra Kai uma das mais honradas homenagens.

Abaixo mais algumas curiosidades sobre o filme Karate Kid de 1984.

  1. A produção não queria que Pat Morita fizesse o papel de Sr. Miyagi – a preocupação era que o ator não passasse a imagem desejada. Morita era ator de comédia e precisou inventar um sotaque e pôr uma barba para convencer os produtores.
  2. Ralph Macchio, o Daniel, já tinha 22 anos quando o filme foi gravado – ninguém acredita!
  3. Na cena em que Daniel se exibe para Ali na praia, num jogo de futebol, ele acaba dando uma bolada de verdade na cara de Freddy. Veja no vídeo:

 

 

 

 

 

  1. Ralph Macchio apanhou pra valer em algumas cenas – todas sem querer, obviamente.
  2. Algumas paisagens mostradas no filme continuam as mesmas, mais de 30 anos depois.
  3. Chuck Norris nunca foi convidado para o papel de Cobra Kai John Kreese (o vilão da história) – ao contrário do que dizem os boatos.
  4. A famosa cena do chute na praia não foi gravada pelo Sr. Miyagi, mas sim por um dublê faixa preta. Esse mesmo dublê aparece no confronto final.
  5. Parte do elenco se reuniu em 2007, mais de 20 anos depois, para gravar este divertido clipe:
  1. Ralph Macchio continua com a mesmíssima cara. Encontra ele lá no Twitter.
  2. Para quem é fã de verdade, no YouTube tem nada menos que 10 minutos de ensaios do filme.
  1. Elizabeth Shue trancou a faculdade em Harvard para fazer parte do elenco. Ela interpreta Ali.
  2. O papel de Daniel foi pensado para o ator Sean Penn. Como queria fazer filmes mais maduros, ele recusou.
  3. Depois, cogitaram chamar Charlie Sheen, que também recusou.
  4. Kyle Eastwood, filho de Clint Eastwood, concorreu ao papel de Daniel LaRusso, mas não foi chamado. Em retaliação, o pai baniu a presença de Coca-Cola nos sets de seus filmes (o estúdio que gravou Karate Kid pertencia à gigante dos refrigerantes na época).
  5. Como o estúdio pertencia à Coca-Cola, os atores eram obrigados a fazer publicidade dos produtos. Ralph Macchio era contra essa prática, e atrapalhou o máximo que pôde.
  6. Na cena de abertura, as crianças que correm acenando para o carro moravam ali de verdade. Elas estavam atrapalhando as gravações quando o diretor resolveu incluí-las nas filmagens.
  7. Para filmar cenas em que aparecia cara a cara com Daniel, o Sr. Miyagi precisava subir num caixote de 10cm de altura.
  8. Os shortinhos usados por Daniel viraram febre nos anos 80.
  9. O roteiro de Karate Kid surgiu depois que o produtor Jerry Weintraub ouviu a história real de um jovem que sofria bullying e resolveu virar mestre em artes marciais.
  10. A música do filme foi escrita originalmente para Rocky III.
  11. Segundo a Veja, o primeiro Karate Kid foi exibido na sessão da tarde 13 vezes, e o segundo Karatê Kid 2: A Hora da Verdade Continua, 10 vezes.
  12. Ralph Macchio machucou o joelho de verdade na cena final, e ele manca até hoje.
  13. Nenhum dos atores sabiam Karate, pode ser que até hoje as coreografias sejam consideradas simples, mas na época eram awesome.
  14. O carro que Daniel é obrigado a polir, foi entregue pelos produtores do filme a Ralph Macchio — e ele ainda guarda o veículo com o maior carinho. O carro em questão é um Ford Super Deluxe, fabricado em 1948.
  15. Karate Kid também teve uma série em desenho animado, em 1989 com somente 13 episódios.
  16. Karatê Kid é o nome de um personagem de quadrinhos. A DC Comics deu permissão para a Columbia Pictures usar o nome no filme. No fim dos créditos há um agradecimento especial para a editora.
  17. Em 1986 a música The Glory of Love de Peter Cetera, tema do segundo filme concorreu ao Oscar, não levou.
Assista ao trailer da terceira temporada de Cobra Kai. Netflix confirma a 4ª temporada