Confira a lista com mais de 30 filmes de adaptações de livros que chegarão às telas em 2020/21

26/08/2020 Off Por Surya Bueno

O mundo literário está em festa com as próximas estreias de filmes que tiveram seus roteiros adaptados de livros. Mas, antes de mostrar a lista é importante citar o quanto o hábito da leitura de fantasia ajuda o adolescente em várias áreas psicológicas e do pensamento crítico além do aperfeiçoamento da escrita e a expansão criativa do leitor.

Esse hábito deve ser trabalhado desde cedo em bibliotecas públicas, salas de leitura e escolas além do computador e celular.

A literatura fantástica está entre as preferidas dos jovens e até dos adultos, essas histórias costumam ser os que se esgotam com mais rapidez nas prateleiras das livrarias, por conter narrativas cheias de reviravoltas, cenários magníficos, personagens carismáticos e roteiros cheios de plot twists, o que leva os leitores a uma fuga da realidade, até onde a realidade não chega.

E dessa mistura livro, cinema e televisão não é algo novo, segundo registros foi em 1896 que houve o primeiro registro oficial de uma adaptação de uma obra literária para o cinema com o curtíssimo Trilby e o Pequeno Bille que foi baseado no livro chamado Trilby do francês Gerald du Maurier. Um curta metragem de 22 segundos que recria uma cena do livro. O registro seguinte foi do filme Cinderela em 1899 que foi baseado no livro de Charles Perrault de 1697.

No primeiro Oscar de 1929 já existia a categoria de roteiro adaptado com o filme Sétimo Céu baseado em peça teatral de Austin Strong.

Esse casamento promete ser bem longo e renderá muitas produções, algumas bem aceitas pelo público leitor e que são sucesso garantido conforme listado abaixo.

Os destaques ficam por conta da:

que adquiriu os direitos autorais de O para uma série original com possibilidade de múltiplos spin-off.  

A postou uma citação da carta 144 de (presente no livro editado por Humphrey Carpenter e Christopher ): “Eu sabiamente comecei com um mapa.” A frase completa é: “Eu sabiamente comecei com um mapa, e fiz a estória se encaixar…

Dirigido por Denis Villeneuve (‘Blade Runner 2049‘), o longa deve adaptar apenas a primeira metade do livro. A Warner Bros. lançará o longa nos cinemas no dia 20 de novembro de 2020.

Não é a primeira vez que é adaptado para o cinema, David Lynch fez uma versão em 1984, no ano 2000 o canal SyFy  estreou uma mini série com 3 episódios e em 2003 estreou  a série Filhos de  baseado nos livros O Messias de e Os Filhos de , respectivamente o segundo e o terceiro romance na saga criada por Frank Herbert sobre a família Atreides e o imperador Paul do planeta Arrakis.

O livro () é a grande aposta da Netflix para o mês de Setembro. O longa baseado no livro de Donald Ray Pollock, conta com elenco poderoso de astros e estrelas da nova geração de atores, como , , , , , e .

 

E a lista não para:

A Extraordinária Garota Chamada Estrela, de Jerry Spinelli
A Morte no Nilo , de Agatha Christie
A Mulher na Janela , de A. J. Finn
A Very Large Expanse of Sea, de Tahereh Mafi
A volta do parafuso (Os inocentes) , de Henry James
Depois da Verdade, de Anna Todd
Com Amor, Simon, de Becky Albertalli
Compaixão , de Bryan Stevenson
E Se Fosse A Gente?, de Becky Albertalli e Adam Silvera
Emma , de Jane Austen
Filhos de Sangue e Osso, de Tomi Adeyemi
Illuminae, de Amie Kaufman e Jay Kristoff
Long Way Down, de Jason Reynolds
Mulherzinhas , de Louisa May Alcott
O Céu Está Em Todo Lugar, de Jandy Nelson
O Guia do Cavalheiro para o Vício e a Virtude, de Mackenzi Lee
O Homem Invisível , de H. G. Wells
O Jardim Secreto , de Frances Hodgson Burnett
Opposite of Always, de Justin A. Reynolds
P. S. Ainda Amo Você , de Jenny Han
Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven
Sombra e Ossos, de Leigh Bardugo
There’s Someone Inside Your House, de Stephanie Perkins
Um Mundo Em Caos, de Patrick Ness

 

Sobre a autora:

, jornalista e escritora, começou a fazer fanzines de cinema na década de 1980/90. Seu amor por filmes, pela ficção científica e, principalmente pela fantasia, fez com que buscasse trabalhar com o jornalismo de entretenimento. Criou eventos sobre cultura pop. Tornou-se editora do site Aumanack e produziu concurso de fanfics, bem como participou de várias competições do gênero, sendo classificada em quarto lugar no concurso de fanfics da revista ScifiNews. Pesquisadora dos grandes mistérios da humanidade e das antigas civilizações, A saga Estrada para Yellow Rose é um projeto em que une o melhor da ficção especulativa (história alternativa, fantasia, terror, sobrenatural e ficção) todos os temas que ama e incentivar outras pessoas a escreverem e fortalecerem o gênero da literatura fantástica no Brasil.

Livros publicados – Aguarde liberação das vendas

Estrada para Yellow Rose (416 páginas) – livro 1- 1ª edição 2018 – 3ª edição estendida em breve (setembro 2020)

Quando a fatalidade bate à porta, o primeiro pensamento é a fuga. Morgan refugiou-se na cidadezinha de Yellow Rose, junto ao irmão e cunhada pensando em levar uma vidinha comum.

Mas certas pessoas nasceram para viver o extraordinário.

Livros publicados – Aguarde liberação das vendas

Estrada para Yellow Rose (416 páginas) – livro 1- 1ª edição 2018 – 3ª edição estendida em breve (setembro 2020)

Quando a fatalidade bate à porta, o primeiro pensamento é a fuga. Morgan refugiou-se na cidadezinha de Yellow Rose, junto ao irmão e cunhada pensando em levar uma vidinha comum.

Mas certas pessoas nasceram para viver o extraordinário.

— Don Quixote