No Dia do Hobbit, conheça locações e paisagens na Nova Zelândia que foram cenário para os filmes baseados na obra de JRR Tolkien

No Dia do Hobbit, conheça locações e paisagens na Nova Zelândia que foram cenário para os filmes baseados na obra de JRR Tolkien

21/09/2020 Off Por Surya Bueno

Todo amante de cultura geek conhece bem o dia 22 de setembro, quando é celebrado o Dia do Hobbit. Criados e imortalizados pelos livros de JRR Tolkien, os hobbits são seres pequenos e simpáticos, que vivem em tocas e gostam muito de comer, chegando a fazer várias refeições por dia.

Desde o início dos anos 2000, com o lançamento dos filmes baseados na obra de Tolkien, a mitologia da Terra Média acabou se associando à Nova Zelândia, terra natal do cineasta Peter Jackson, responsável por levar para as telas as trilogias de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”.

Apesar dos filmes terem sido gravados em locações diversas, foram as exuberantes paisagens neozelandesas que se tornaram quase sinônimo das aventuras de Frodo, Bilbo e toda uma gama de personagens que os fãs bem conhecem.

Parte das locações foi preservada após o final das filmagens de “O Hobbit”, dando lugar ao Hobbiton Movie Set, uma das principais atrações turísticas da Nova Zelândia, localizado na cidade de Waikato, em Matamata. Todos os anos, milhares de turistas locais e estrangeiros visitam o local e podem conhecer de perto alguns cenários icônicos dos filmes, como os “hobbit holes” – as casas dos hobbits – e a Pousada do Dragão Verde, onde é possível degustar cervejas, cidras e refrigerantes de gengibre artesanais ou comer um banquete digno dos personagens. Por ora, enquanto as viagens ainda estão restritas, é possível matar um pouco da curiosidade fazendo o tour virtual 360º: http://www.newzealand.com/br/campaign/hobbiton-in-360-degrees/

Para celebrar o Dia do Hobbit, o Turismo Nova Zelândia preparou ações especiais para marcar a data. Na terça-feira, os perfis do Instagram e no Facebook , por exemplo, irão exibir um vídeo comemorativo que mostra uma receita de torta de nozes e mel – uma iguaria que todo hobbit ficaria feliz de apreciar. Já no site http://www.newzealand.com/br/feature/best-new-zealand-zoom-backgrounds será possível fazer o download de fundos de tela para Zoom inspirados no universo de Tolkien, para animar as videoconferências durante o período de isolamento social.

Mas a magia da Terra Média vive em várias outras paisagens na Nova Zelândia. Conheça outras atrações do país ligadas à mitologia de Tolkien. E aproveite para fazer o teste e descobrir se você é um mago, um anão, um hobbit ou um elfo para direcionar melhor suas visitas: http://www.newzealand.com/br/campaign/middle-earth-quiz/

Locais da Ilha Norte

• Piopio

Falésias incríveis, extraordinárias formações de rocha calcária e a floresta pré-histórica de Mangaotaki Rocks, em Piopio, parecem ter sido criadas especialmente para formar o pano de fundo da Terra Média. Essa área forneceu o local para a Trollshaw Forest e para a Staddles Farm, onde uma série de cenas de “O Hobbit: Uma jornada inesperada” foram filmadas.

• Turoa, Ruapehu

As encostas rochosas de Turoa em Ruapehu foram o cenário para a entrada da Montanha Solitária em “O Hobbit: A Desolação de Smaug”. Turoa é um campo de esqui no Monte Ruapehu, no Parque Nacional Tongariro, também conhecido por suas deslumbrantes trilhas de caminhadas e ciclismo. Para as filmagens, andaimes gigantes foram construídos até o local para proteger a flora e a fauna nativas da montanha.

• Wellington

A capital da Nova Zelândia ganhou o apelido de “Wellywood” e se tornou uma referência no país na produção de filmes e da tecnologia cinematográfica. O diretor Peter Jackson, o guru dos efeitos especiais Richard Taylor e o editor de cinema Jamie Selkirk criaram um verdadeiro império cinematográfico na cidade formado pelos estúdios de gravação, produção e efeitos especiais Stone Street Studios e Weta Digital, que foram usados não só no universo de “O Senhor dos Anéis” como também de “King Kong” e “Avatar”. É possível fazer visitas, espiar parte dos trabalhos da Weta e, claro, conhecer o mini museu Weta Cave com seus figurinos e personagens.

Locais da Ilha Sul

• Pelorus River, Marlborough

Peter Jackson escolheu o Pelorus River para filmar a cena dos anões em barris que aparece em “O Hobbit: A Desolação de Smaug”. Aqui, os anões foram filmados flutuando em barris gigantes descendo o rio. É possível conhecer esse local exato de perto com uma fácil caminhada às margens do rio ou fazendo um passeio de caiaque com guia.

 

• Twizel

A magia alpina de Twizel foi capturada em filme tanto em “O Hobbit: Uma jornada inesperada” quanto em “O Senhor dos Anéis”. O local foi palco de perseguições e batalhas e uma volta de carro pela área proporciona uma ideia das cenas espetaculares que foram filmadas por lá.

• Mount Cook

O Mount Cook e os picos alpinos que o cercam foram usados no pano de fundo de algumas filmagens aéreas em “O Hobbit: Uma jornada inesperada”. É possível visitar o Aoraki Mount Cook National Park para uma variedade de trilhas de caminhada e vistas panorâmicas.

• Queenstown

Uma das localizações mais mágicas de “O Hobbit: Uma jornada inesperada”. Earnslaw Burn é uma geleira que criou uma série de cachoeiras em cascata que caem de um enorme rochedo. Aqui, Bilbo e companhia foram filmados continuando sua busca depois de deixar Rivendell. A Earnslaw Burn Track é uma trilha desafiadora de quatro horas, mas que é recompensada com suas vistas espetaculares.
• Wanaka

A área de esqui foi outro local de filmagem. Ela é famosa pelas vistas inigualáveis da região do Lake Wanaka e de Central Otago.

• Nelson

É a região mais ensolarada da Nova Zelândia e serviu como cenário para vários locais de “O Hobbit: Uma jornada inesperada”. Os locais exatos foram filmados em propriedade particular, mas os visitantes podem ter uma boa visão passeando a cavalo pelas vizinhanças da terra particular até a queda dramática da falésia, que oferece vistas costeiras espetaculares da Golden Bay.

• Fiordland National Park

Ambas as trilogias usaram o grandioso Fiordland National Park para cenas panorâmicas épicas. A visitação também é épica: é possível ver os gigantes fiordes e as incríveis cachoeiras em um voo de helicóptero ou um passeio de barco.

• Lake Pukaki, Mount Cook

O impressionante Lake Pukaki pode ser visto em “O Hobbit: A Desolação de Smaug”. Os lagos glaciais que alimentam o Lake Pukaki deixam a água com uma cor azul vibrante. Já o Monte Cook revestido de neve com vista para o lago é ocupado por esquiadores durante os meses de inverno.