Steven Spielberg e grandes blockbusters são destaques no Festival 125 Anos de Cinema

Steven Spielberg e grandes blockbusters são destaques no Festival 125 Anos de Cinema

12/05/2021 Off Por Surya Bueno

Considerado um dos cineastas mais influentes da história, Steven Spielberg revolucionou o cinema norte-americano e fez explodir o conceito de blockbusters a partir da década de 1970. Sucessos como Tubarão, que completou 35 anos em 2020, Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros e E.T. – O Extraterrestre estão presentes não só na memória afetiva de muitos, mas também na lista dos vencedores do Oscar, assim como a franquia Indiana Jones, criada por George Lucas e protagonizada por Harrison Ford. O drama O Resgate do Soldado Ryan, que rendeu a Spielberg o prêmio de Melhor Diretor, e A Lista de Schindler, vencedor de sete estatuetas, incluindo de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado, entre outros títulos que lotaram as salas de cinema, são exibidos no Festival 125 Anos de Cinema sábado (15) e domingo (16), no Telecine Cult.

Os títulos podem ser acessados a qualquer momento na cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filmes são gratuitos para novos usuários.

Festival 125 Anos de Cinema: Steven Spielberg

SÁBADO (15)

Encurralado (1971)
No Telecine Cult, dia 15, às 10h20

Na estrada, o gentil David Mann é perseguido por um misterioso motorista de caminhão que o envolve em um perigoso jogo de gato e rato. Segundo longa de Steven Spielberg, cineasta que revolucionou o cinema americano e foi parte fundamental da era dos blockbusters.

Direção: Steven Spielberg
Elenco: Dennis Weaver, Jacqueline Scott, Eddie Firestone
EUA. 1971. Ação. 89 min.
Link no Telecine

Louca Escapada
No Telecine Cult, dia 15, às 12h

Lou Jean Poplin ajuda o marido a escapar da prisão, mas a fuga dá início a uma frenética perseguição policial. Foi o primeiro filme de Steven Spielberg a chegar aos cinemas. A partir daí o cineasta revolucionou o cinema americano e foi parte fundamental da era dos blockbusters.

Direção: Steven Spielberg
Elenco: Goldie Hawn, Ben Johnson, Michael Sacks
EUA. 1974. Ação. 109 min.
Link no Telecine

A.I. – Inteligência Artificial
No Telecine Cult, dia 15, às 14h

Para evitar o desequilíbrio causado pelo aquecimento global, foram criados os robôs chamados Mecha, que são idênticos aos humanos e capazes de sentir emoções. Dave é um modelo criança desses robôs, que sonha ser um menino de verdade e fará de tudo para ficar perto de sua “mãe”. Indicado a dois Oscars, incluindo o de Melhores Efeitos Visuais.

Direção: Steven Spielberg
Elenco: Haley Joel Osment, Jude Law, Frances O’connor, William Hurt, Sam Robards
EUA. Reino Unido. 2001. Drama. 141 min.
Link no Telecine

Minority Report – A Nova Lei
No Telecine Cult, dia 15, às 16h35

Em 2054, o assassinato foi banido graças à divisão pré-crime, que encontra o culpado antes do crime ser cometido. Mas a situação muda quando descobrem que o líder da equipe, John Anderton, cometerá um assassinato. Dirigido por Steven Spielberg, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Edição de Som.

Direção: Steven Spielberg
Elenco: Tom Cruise, Max Sydow, Steve Harris
EUA. 2002. Ação. 142 min.
Link no Telecine

O Resgate Do Soldado Ryan
No Telecine Cult, dia 15, às 19h05

Na Segunda Guerra Mundial, durante o “Dia D”, o capitão Miller recebe uma missão quase impossível. Acompanhado de Adrian e mais seis soldados, ele precisa encontrar Ryan, um dos homens de seu exército que está desaparecido, se quiser garantir sua volta para casa. Vencedor de 5 Oscars, incluindo o de Melhor Direção.

Direção: Steven Spielberg
Elenco: Tom Hanks, Vin Diesel, Matt Damon, Edward Burns, Adam Goldberg
EUA. 1998. Drama. 165 min.
Link no Telecine

A Lista de Schindler
No Telecine Cult, dia 15, às 22h

Oskar Schindler é um empresário oportunista que lucra explorando judeus durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, ao perceber as atrocidades do regime de Hitler, ele se arrisca para salvar milhares de pessoas que vivem em campos de concentração na Polônia. Baseado em fatos reais.

Direção: Steven Spielberg
Elenco: Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes
EUA. 1993. Drama. 192 min.
Link no Telecine

DOMINGO (16)

Indiana Jones E Os Caçadores Da Arca Perdida
No Telecine Cult, dia 16, às 11h15

O arqueólogo Indiana Jones precisa encontrar a Arca da Aliança, uma relíquia bíblica que contém os dez mandamentos. Como o portador do artefato se torna invencível, os nazistas também vão fazer de tudo para conquistar esse precioso objeto.

Direção: Steven Spielberg
Elenco: Harrison Ford, Karen Allen, Paul Freeman
EUA. 1981. Ação. 112 min.
Link no Telecine

Indiana Jones E O Templo Da Perdição
No Telecine Cult, dia 16, às 13h20

Em 1935, o professor, arqueólogo e aventureiro Indiana Jones tem uma nova missão: resgatar as pedras roubadas por um feiticeiro e libertar crianças escravizadas. Para isso, terá que enfrentar os poderes mágicos e o fanatismo de um culto que sacrifica seres humanos.

Direção: Steven Spielberg
Elenco: Harrison Ford, Kate Capshaw, Amrish Puri
EUA. 1984. Ação. 118 min.
Link no Telecine

Indiana Jones E A Última Cruzada
No Telecine Cult, dia 16, às 15h25

Em sua jornada, Indiana Jones tem que enfrentar novamente a ameaça do exército nazista, que sequestrou seu pai e roubou seu diário numa incessante busca pelo Cálice Sagrado. Cabe ao aventureiro, salvar seu pai, o Santo Graal e a humanidade desta terrível ameaça.

Direção: Steven Spielberg
Elenco: Harrison Ford, Sean Connery, Alison Doody
EUA. 1989. Ação. 125 min.
Link no Telecine

Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros
No Telecine Cult, dia 16, às 17h40

Com o auxílio da engenharia genética criada pelos doutores Alan, Ellie e Ian, um milionário traz à vida dinossauros extintos há milhares de anos, criando um imenso parque em uma remota ilha. Porém, os gigantes pré-históricos começam a ameaçar a vida dos visitantes. Vencedor de 3 Oscars, incluindo o de Melhores Efeitos Visuais.

Direção: Steven Spielberg
Elenco: Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Ariana Richards, Joseph Mazzello, Richard Attenborough, Samuel L. Jackson
EUA. 1993. Aventura. 124 min.
Link no Telecine

E.T. – O Extraterrestre
No Telecine Cult, dia 16, às 19h55

Uma amizade inesperada surge entre o menino Elliott e um pequeno alienígena que ficou perdido na Terra. Decidido a proteger seu novo amigo com a ajuda dos irmãos, Elliott tenta fazer com que o extraterrestre volte em segurança para seu planeta natal.

Direção: Steven Spielberg
Elenco: Henry Thomas, Drew Barrymore, Dee Wallace, Peter Coyote
EUA. 1982. Aventura. 113 min.
Link no Telecine

Tubarão
No Telecine Cult, dia 16, às 22h

O verão e as férias na praia de Amity, litoral da Nova Inglaterra, estão ameaçados. Após ataques surpresas de um tubarão branco a turistas, o prefeito tenta esconder os fatos da mídia, enquanto o delegado Martin Brody une forças a um ictiologista e um pescador para capturar o animal.

Direção: Steven Spielberg
Elenco: Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss
EUA. 1975. Suspense. 123 min.
Link no Telecine