Artigo: Alumínio transparente já está disponível

02/08/2010 0 Por Surya
Spread the love

Star-Trek-4-Transparent-Aluminum

Naturalmente qualquer visitante do Aumanack que se preze tem entre seus filmes favoritos o maravilhoso Jornada nas Estrelas 4: A Volta para Casa. Impossível esquecer, entre tantas outras, a antológica cena de Montgomery Scott segurando o mouse e dizendo computador, aqui é o Engenheiro Montgomery Scott…
Na trama, a intrépida tripulação da Enterprise, em uma visita ao final do século XX, precisa resgatar e levar duas baleias jubarte para sua época. Um dos problemas é construir um recipiente para conter a água e os animais, e para tanto Scottie e McCoy visitam uma fábrica e o Fazedor de Milagres acaba fornecendo ao proprietário a fórmula para produzir alumínio transparente.
Mas eis que, em pleno 2010, já temos alumínio transparente! Dentro de alguns anos, você poderá estar usando um relógio cujo vidro nunca irá riscar. Atualmente entre suas primeiras aplicações estão em leitores a laser de código de barras, pois o material tem altíssimo índice de transparência para luz visível e ultravioleta. A indústria automobilística já projeta veículos utilizando o alumínio transparente, e até mesmo garrafas e latas de refrigerante em breve serão desse material.
O alumínio transparente é conhecido pela sigla ALONtm, e seu nome técnico é oxinitrato policristalino de alumínio, uma cerâmica transparente cristalizada sobre átomos de alumínio. Ele é muito mais resistente, leve e fino que o vidro blindado, e foi desenvolvido primeiramente para o exército americano, na construção de janelas para seus veículos militares.
Evidentemente seu preço é alto, cerca de 5 vezes maior que o vidro blindado. Mas o próprio metal alumínio já foi considerado nobre devido ao alto custo, e hoje está se popularizando cada vez mais.
E tudo graças a um certo engenheiro brilhante…

 

[author] [author_image timthumb=’on’]http://www.aumanack.etc.br/wp-content/uploads/2014/11/RenatoAzevedo.jpg[/author_image] [author_info]

Por:   Renato Azevedo http://escritorcomr.blog.uol.com.br http://www.ufo.com.br/blog/renatoazevedo

[/author_info] [/author]