25 coisas que talvez você não saiba sobre a HBO

25 coisas que talvez você não saiba sobre a HBO

21/11/2016 0 Por Surya
160819-westworld-s1-blast-07-1280

A HBO se tornou parte da cultura popular mundial e, é claro, da América Latina. Suas séries passaram a fazer parte das nossas vidas. Conhecemos e amamos (ou odiamos) os personagens a ponto de acreditarmos que sabemos tudo sobre Jon Snow, Tony Soprano, Sookie Stackhouse, Sr. Ávila e Dora Dumar. As histórias nos mantêm grudados na tela, tentando comprovar as nossas teorias sobre o que vai acontecer – quando acertamos, ficamos orgulhosos. A HBO é única porque todos nós sabemos que não é só televisão.
Se você acha que sabe tudo sobre este canal premium, produtor de conteúdo e líder do entretenimento, desafiamos você a testar os seus conhecimentos nesta lista de 25 curiosidades sobre a HBO. Apostamos que algumas descobertas serão surpreendentes.
1. NOME E SOBRENOME
Em documentos oficiais, normalmente você tem que escrever o seu nome completo, assim como está na sua certidão de nascimento. Já no dia-a-dia, com seus amigos, você usa um apelido. Conosco acontece o mesmo: HBO é a sigla de Home Box Office, o nome usado em documentos oficiais. Ainda assim, o público pode chamar só de HBO.
2. NASCE UMA ESTRELA
Estrela da programação de alta qualidade, a HBO está no ar ininterruptamente há 46 anos nos Estados Unidos, e há 25 na América Latina. Nascida em 8 de novembro de 1972, sua transmissão inaugural foi com o filme Uma Lição para não Esquecer, dirigido e estrelado por Paul Newman. O filme também conta com Henry Fonda e Lee Remick no elenco.
3. A ORIGEM
Em 1965, Charles Dolan criou um circuito fechado de televisão que fornecia informações turísticas em hotéis de Nova York. Ao ver o potencial do canal, Dolan fundou a Sterling Manhattan Cabo – primeira empresa de televisão a fazer transmissão por cabos subterrâneos. Em setembro de 1973, a Time-Life Inc. comprou a Sterling. Pouco mais de um ano depois, em abril de 1975, a empresa — agora conhecida como Home Box Office — já tinha 100 mil assinantes. Mesmo exigindo investimentos multimilionários em infraestrutura e programação, a expansão da empresa ocorreu em velocidade recorde.
4. QUANDO OS OUTROS TINHAM MEDO
Enquanto outros canais tinham medo de usar satélites, porque estes poderiam sair de órbita, a HBO se mostrou ousada e sem medo de desafios. No dia 30 de setembro de 1975, o canal se transformou na primeira rede a transmitir sinal via satélite. A estreia foi a memorável luta de boxe entre Muhammad Ali e Joe Frazier, duelo conhecido como Thrilla in Manila.
5. SERVIÇO 24 HORAS
Nos seus primeiros nove anos de vida a HBO exibiu sua programação durante apenas nove horas, a partir das 3 da tarde. O esquema de serviço 24 horas foi adotado no dia 28 de dezembro de 1981.
6. O PRIMEIRO FILME E O PRIMEIRO PROGRAMA INFANTIL
A Força de um Campeão foi o primeiro filme produzido para um canal de televisão por assinatura. O longa conta a história de um corredor canadense que teve uma perna amputada e cruzou o país arrecadando fundos para a pesquisa da cura do câncer. Já o primeiro programa infantil da HBO foi Rocha Encantada, criado por Jim Henson.
7. HBO PARA OS LATINOS
No dia 2 de janeiro de 1989, a HBO e o Cinemax lançaram o Selecciones en Español (Seleções em Espanhol) para a comunidade latina dos Estados Unidos. A programação consistia em eventos esportivos narrados em espanhol, filmes dublados por alguns dos fornecedores de conteúdos e filmes produzidos em países como México, Argentina e Espanha. O serviço foi tão bem-sucedido que poucas semanas depois tinha dezenas de distribuidores. Em 1993, a programação passou se chamar HBO em Espanhol.
8. PIONEIROS DIGITAIS
Em 1993, a HBO se tornou o primeiro serviço de televisão transmitido digitalmente, o que permitiu acrescentar mais canais ao seu esquema multiplex.
9. CONTEÚDO ACIMA DE TUDO
Desde os anos 90 a HBO se dedica a produzir uma programação de gêneros variados com roteiros inteligentes e alto nível de realismo. Ao abordar assuntos considerados tabus, a HBO mostra – sem censura – a maneira com a qual as pessoas falam, se relacionam, se despem e lutam contra os seus próprios demônios. Isto só é possível porque quem paga é o assinante, não o anunciante.
10. OS CONSUMIDORES SABEM
Steve Jobs disse que quando se cria um produto perfeito, mesmo que o consumidor ainda não saiba que o quer e precisa, ele vai se interessar. Da mesma forma, a HBO começou a produzir séries que não se encaixavam nos modelos. Assim, fez com que o público quisesse ver cada vez mais conteúdos que derrubam paradigmas e incorporam altos níveis de produção e linguagens cinematográficas.
11. A IMPORTÂNCIA DOS FILMES
Em 1983, a HBO criou a divisão HBO Films para produzir filmes e minisséries para a televisão, embora alguns deles tenham estreado primeiro no cinema. A qualidade das produções é indiscutível e em todos os anos, de 1993 a 2015 (com exceção de 2000 e 2003), os conteúdos receberam o Primetime Emmy®Award de Melhor Filme. E o filme Elefante, dirigido por Gus Van Sant, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
12. O FENÔMENO DOS SUPERFÃS
True Blood foi a primeira série de televisão em que o público interagia com os personagens devido ao blog da Jessica (Baby Vamp Jessica). No caso de Game of Thrones, os fãs usam as contas do Facebook, Twitter, Snapchat e Instagram para comentar na hora o que estão assistindo. Graças a eles, a internet — e a vida real — foram inundadas por fan art, fan fiction, cosplay e role play.
13. MAIS DO QUE A TV ABERTA
O ano de 1997 será lembrado como a data em que a HBO recebeu mais indicações para o Emmy® – um total de 90 indicações – que uma rede de televisão aberta. Com orgulho, a HBO é a rede mais indicada para os prêmios Emmy® e Peabody na história da televisão atualmente.
14. O PRIMEIRO A EXIBIR STAR WARS
A história de Star Wars se passa em uma galáxia muito, muito distante. Mas, aqui na Terra, quando o filme chegou à televisão, os assinantes da HBO receberam um presente surpresa: assisti-lo seis horas antes de todos os outros. As redes de televisão que compraram os direitos para exibição podiam transmitir o Episódio IV a partir das 6 horas da manhã. Mas, a HBO foi mais longe e exibiu o filme para o seu público a partir do primeiro minuto daquele dia.
15. A ERA DE OURO DA TELEVISÃO
“A série mais bem escrita da história da televisão”, segundo o Writers Guild of America; “uma das cinco melhores séries de todos os tempos”, de acordo com o TV Guide; a número 1 no ranking da Rolling Stone. Talvez a maior prova do realismo seja que, de acordo com a revista Mental Floss, mafiosos de verdade pensaram que a equipe de criação tinha infiltrado alguém entre eles. Estes são apenas alguns exemplos que explicam o porquê a série original da HBO Família Soprano deu início à chamada Era de ouro da televisão.
16. BASTIDORES
A relação da HBO com os estúdios cinematográficos é tão próxima que a rede produz – em parceria com eles – programas que, além de ajudar a divulgar os filmes, são exibidos na televisão e fazem parte dos DVDs e Blu-Rays das produções. Trata-se dos bastidores de filmagem, tapete vermelho, entrevistas com os atores e equipe de criação, comentários sobre como algumas cenas foram feitas, entre outras curiosidades. Tudo porque a HBO sabe que cada filme tem muito mais para contar além da própria história.
17. REPUTAÇÃO MERECIDA
A série que consolidou a HBO como produtora de uma programação inteligente e desafiadora, que sempre conta com personagens multidimensionais foi The Wire. É claro que Família Soprano é brilhante e a antecedeu, mas poderia ter sido um caso isolado. No entanto, com a chegada de The Wire, a crítica e o público não tiveram a menor dúvida da qualidade na qual a HBO era capaz de produzir.
18. O PRIMEIRO PRÊMIO PEABODY
O Peabody Award premia a excelência em rádio, televisão e on-line, prestigiando a qualidade. A HBO foi a primeira rede de televisão por assinatura a ganhar um Peabody Award com o documentário She’s Nobody’s Baby. Lançado em 1981, o filme fala sobre a evolução do papel das mulheres durante o século 20.
19. ANTECIPOU-SE AO SMARTPHONE
Antes do boom dos smartphones e dos aplicativos, a HBO assinou um acordo com a operadora de telefonia celular norte-americana Cingular Wireless, em 2005, para criar o HBO Mobile. O serviço trazia informações sobre a programação do canal aos celulares do público. A iniciativa cresceu e chegou a oferecer episódios completos de programas infantis.
20. CAMPANHA CONTRA A TV POR ASSINATURA
Nos anos 60, a National Association of Theatre Owners (NATO) lançou uma campanha a favor da televisão aberta. O argumento era: se a televisão por assinatura fosse permitida e tivesse sucesso, isso resultaria na morte do cinema. Mais de meio século depois, tanto o cinema como a televisão vão muito bem, obrigada.
21. NÃO PARA O PRIMEIRO GAME OF THRONES
Os livros sobre o universo fantástico escritos por George R.R. Martin foram um sucesso, mas quando o autor chegou à HBO com o piloto do primeiro episódio a HBO disse que o material não tinha a qualidade que a rede exigia para o seu público. Então, a HBO o ajudou a filmá-lo novamente com outro elenco, colocando à disposição especialistas em todas as áreas técnicas para mostrar a dimensão da história. Você se imagina agora em um mundo sem Game of Thrones?
22. ENTRADA TRIUNFAL
Diante do sucesso no mercado latino dos Estados Unidos, a HBO se associou à empresa OLE Communications para criar a HBO Olé, lançando o seu canal por assinatura na América Latina. Isto aconteceu 25 anos atrás, em 1991.
23. MUDANÇA DE PARADIGMAS
As produções locais da América Latina eram principalmente novelas e algumas comédias realizadas por grandes produtoras. A HBO mudou essa realidade há 12 anos, quando estreou Epitáfios. Depois disso, o canal já produziu mais de 500 horas de conteúdo regional, tanto por conta própria como também associada a produtoras independentes. Isso elevou a qualidade da programação local, que se reflete na conquista de 38 prêmios internacionais, além de 75 indicações.
24. SEMPRE PIONEIROS
A HBO não só foi o primeiro canal transmitido via satélite desde o seu lançamento na América Latina, também foi a primeira companhia a ter canais multiplex, incorporando tecnologia digital de alta definição e gravando em 4K. A HBO é pioneira em entender a variedade existente na América Latina. Por isso, criou conteúdos para toda a região – exportados para outros lugares do mundo – e, ao mesmo tempo, realizou transmissões locais para o Brasil, México e Caribe. Além disso, inovou ao lançar uma plataforma digital e um serviço “à la carte”. Assim, a HBO se tornou o idioma universal da região.
25. MUDANDO COM AS PREFERÊNCIAS
A geração Millennial mudou a maneira como se consome conteúdo. Nenhum meio de comunicação está a salvo se ficar preso aos formatos que funcionaram até o início deste século. Reconhecendo que “tela” já não é sinônimo de “televisão”, a HBO levou a sua programação aos lugares onde o seu público quer vê-la, por meio da plataforma digital HBO GO.
Você sabe alguma coisa sobre a HBO que os outros não sabem?
Sobre HBO Latin America 

A HBO Latin America é a rede de televisão por assinatura premium líder na região, respeitada pela qualidade e pela diversidade de seu conteúdo exclusivo incluindo séries, filmes, documentários e produções originais. A programação é exibida em HD em mais de 40 países da América Latina e do Caribe por meio dos canais HBO, HBO2, HBO Signature, HBO Plus, HBO Family, HBO Caribbean, MAX, MAX Prime, MAX UP, MAX Caribbean e Cinemax. O conteúdo também está disponível nas plataformas HBO GO, Cinemax GO e HBO On Demand.