Você conhece Pedro Malasartes?


Posts Relacionados

Chega nas telonas no dia 10 de agosto o filme “Malasartes – E o Duelo com a Morte”. Mas você conhece esse personagem?

Malandro, sábio e sedutor, Pedro Malasartes (também encontrado com o nome Malazartes), é um personagem famoso nos contos populares brasileiros. Chegou ao país na bagagem de histórias trazidas pelos povos da península Ibérica (Portugal e Espanha). “Malasartes” vem do espanhol malas artes (literalmente, “artes más”), que significa “travessuras” ou, no limite, “malandragens”.

De origem humilde, o astuto herói popular é cheio de artimanhas. Consegue enganar todos os que cruzam o seu caminho. Sempre leva a melhor diante dos poderosos, avarentos, orgulhosos ou vaidosos. Em alguns contos, Malasartes aparece como um herói humilde que faz justiça. Em outros, é só um malandro que tenta sobreviver.

Uma de suas peripécias conhecidas está no conto A sopa de pedra. Várias versões diferentes existem dessa história. Numa delas, perambulando pelas cidades, Malasartes chega à casa de uma velha avarenta que não queria dar o que comer ao rapaz faminto. Ele, então, prega uma peça na senhora avarenta, ao anunciar que sabe preparar uma sopa muito saborosa, feita só com uma pedra.

As novas gerações podem não conhecer. E mesmo alguns com seus mais de 40, também não. Este era um personagem mais do interior.

Eram histórias contadas na noite antes de dormir, por tios, tias e avós, para mostrar o quanto Malasartes era inteligente, mas também um malandro. Suas histórias, contadas pela família, envolviam sempre alguma questão moral sobre mentira, preguiça etc. Bons tempos!

Voltando para o cinema, o filme de 2017 não é o primeiro a contar as aventuras do caipira! Neste século é, mas no anterior o grande Amácio Mazzaropi, fez um filme em 1960 contando As Aventuras de Pedro Malazartes!

Pedro Malazartes (Mazzaropi), ao chegar em sua casa na fazenda, recebe a notícia de que seu pai havia falecido. Caipira humilde e inocente, Pedro é enganado pelos irmãos na partilha da herança. Um deles toma posse de todo o gado e dinheiro, enquanto que o outro fica com a fazenda. Sem nada do que reclamar, Pedro deixa a fazenda levando somente um ganso, um tacho velho e umas poucas roupas. Pelo caminho, acaba sendo acompanhado por uma porção de crianças abandonadas. Atrapalhado e de coração mole, começa a aplicar pequenos golpes para conseguir dinheiro.

Confira abaixo um pouco desta obra, em preto e branco!

 

Artigos relacionados

Confira como foi a pré-estreia do filme “Mal... O filme Malasartes e o duelo com a Morte ganhou pré-estreia na noite desta quarta-feira, 2 de agosto, no Iguatemi de São Paulo e reuniu a presença de ...
Malasartes – E o Duelo com a Morte | Conheça... Conheça a personagem Áurea, interpretada por Isis Valverde, no filme "Malasartes - E o Duelo com a Morte". O filme estreia nos cinemas dia 10 de agos...

Adicione seu comentário


Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *