Samsung Rock Exhibition | Nirvana: Taking Punk to the Masses

Samsung Rock Exhibition | Nirvana: Taking Punk to the Masses

13/09/2017 0 Por Alan Uemura

[widget id=”yuzo_widget-4″]

Mostra que vai de 12 de setembro a 12 de dezembro, é inédita no Brasil e traz mais de 200 peças da banda.

Essa é a primeira vez que a exposição, que tem como curador Jacob McMurray, sai do The Museum of Pop Culture (MoPOP) de Seattle, epicentro cultural, para ganhar outras regiões. A expectativa do público é alta, bem como a perspectiva dos fãs, que aguardam ansiosamente para regressar ao passado e entrar novamente na década das camisas xadrezes de flanela.

https://youtu.be/kiGghMZAujo

A exposição narra detalhadamente o processo criativo do disco In Utero, o último da banda, a morte de Kurt Cobain, em 1994, além de um mural com os 21 discos que fazem parte do acervo pessoal do baixista Krist Novoselic.

“O nosso objetivo é proporcionar uma experiência única aos brasileiros e a oportunidade de reviver, por meio dessa exposição, todos os momentos de uma das maiores bandas de rock do mundo, o Nirvana”, afirma Andréa Mello, Diretora de Marketing Corporativo e Consumer Electronics da Samsung Brasil.

A ascensão do Nirvana se deu em 1989, com seu característico som agressivo do punk rock, energizado pelo metal e hard rock, quando lançou o primeiro disco intitulado “Bleach”. Durante a turnê de lançamento, Chad Channing foi substituído por Dale Crover e, posteriormente, por Dan Peters. O Nirvana encontrou então seu baterista definitivo, Dave Grohl, e a partir desde momento a banda cresceu meteoricamente. O segundo álbum, intitulado “Nevermind”, saiu pelo selo DGC em 1991, recheado de riffs marcantes e com o grande clássico “Smells Like Teen Spirit”, se tornando um dos discos mais vendidos até os dias de hoje.

A banda teve uma extensa rotina de shows em sequência, muitas vezes em estádios lotados, inclusive no extinto Hollywood Rock Festival, no Rio de Janeiro, em 1993, tocando para mais de 35 mil pessoas. Naquele ano, Nirvana voltou ao estúdio para gravar “In Utero”, outro álbum com excelentes composições como “Serve the Servants”.

Em 8 de abril de 1994, com a morte de Kurt Cobain, Nirvana encerrou suas atividades, mas sua música permaneceu viva. No final do mesmo ano, Dave e Krist lançaram o disco “Unplugged in New York”, com a histórica apresentação para a MTV e, dois anos depois, lançaram um especial ao vivo do grupo, “The Muddy Banks of the Wishkah”, com sucessos executados em shows pelo mundo.

Organizado pelo Museu de Cultura Pop em Seattle (MoPOP), o acervo terá mais de 200 peças entre instrumentos icônicos, fotos, vídeos, depoimentos, álbuns, objetos pessoais dos integrantes, cartazes, entre outras peças, que vão desde a origem do grupo, em Aberdeen, às grandes turnês internacionais.

https://youtu.be/F08O__va-iQ

SERVIÇO:

De terça a sextas-feira: 9:30h às 18h.
Sábados, domingos e feriados: 9:30h às 19h.

Bienal do Ibirapuera (Lounge – abaixo do Café Bienal)

Portão 3 – Parque do Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Sul 04094-050
Telefone (11) 5576-7600

Preço(s) R$ 25 (terça a quinta) / R$ 35 (sexta a domingo)

 

Powered by flickr embed.