Resenha | Aurora de Felipe Folgosi


Posts Relacionados

Por Daniela Carrano

Para alguns, pode parecer estranho ver o nome Felipe Folgosi associado a um quadrinho. Conhecido por seu trabalho como ator, Folgosi começou a se aventurar como roteirista de HQ’s há poucos anos. Atualmente lançando seu segundo trabalho no ramo, sua primeira obra foi Aurora, lançada em 2015.

Publicado pelo Instituto dos Quadrinhos, Aurora é um projeto feito através de financiamento coletivo. A trama apresenta Rafael, um pescador que é exposto à radiação durante uma tempestade cósmica. Quando ele começa a sofrer os efeitos dessa radiação, apresentando vários pequenos tumores pelo corpo inteiro, sua esposa recorre ao padre local, que por sua vez pede ajuda ao irmão do ramo da física. Ao ser levado para ser tratado na universidade, Rafael acorda, porém com novas capacidades. Na realidade, o pescador está mais evoluído, sendo um avanço para a raça humana e capaz de telepatia, telecinese e alguns poderes que são revelados aos poucos.

Os acontecimentos são coerentes e bem explicados, porém muito previsíveis. Seguindo um padrão para os acontecimentos, o roteiro permite que o leitor antecipe os passos dos personagens e, com isso, falha ao apresentar a tensão necessária. O resultado é um quadrinho interessante e bem apresentado, mas sem ser carismático.

Folgosi mostra um enorme interesse em pesquisar e ser didático em seu roteiro, entretanto isso parece ser exagerado aqui. É maravilhoso que a trama não deixe buracos e explique tão bem algo que não é nada fácil de ser explorado, mas o excesso de explicações quebra o clima em alguns momentos e atrapalha a conexão do leitor com os personagens.

A arte de Leno Carvalho comprova que realmente temos ótimos artistas no Brasil. Com ilustradores brasileiros ganhando seu espaço – por vezes até internacionalmente -, Leno é mais uma adição ao time, provando ter talento ao expressar as emoções e representações necessárias em Aurora, com lindos e firmes traços. Vale ressaltar que seu trabalho merecia mais destaque e seu nome colocado na capa, ao lado de Folgosi.

Aurora possui uma trama interessante, mas que comete alguns erros. Talvez por ser o primeiro trabalho de Felipe Folgosi, a HQ sofra com a falta de prática do roteirista e não tenha o carisma ou o suspense necessário para prender totalmente a atenção do leitor. Entretanto, ainda merece créditos pela execução coerente.

Artigos relacionados

Batman | Personagem faz 77 anos Este ano Batman faz 75 anos e para comemorar teremos algumas histórias e curiosidades desse anti-super heróis da DC. Ele foi apresentad...
Terraformars – Missão em Marte chega em brev... Do visionário cineasta japonês Takashi Miike, baseado no mangá best-seller de Yu Sasuga e Kenichi Tachibana! A maior batalha da humanidade começa a...
Super homem e Mulher Maravlha | Beijo entre os per... Um beijo para ficar na memória. Quem nunca imaginou ver o Superman e a Mulher-Maravilha fazendo um par romântico? Atualmente, graças às mudança...

Adicione seu comentário


Powered by Facebook Comments

Written by 

Criador do site Aumanack e de outras coisinhas, anda sumido como toda celebridade mas ainda curte um cineminha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *