AIC cinema e séries / Bingo, Sob pressao e outros

AIC cinema e séries / Bingo, Sob pressao e outros

16/02/2018 0 Por Surya

[widget id=”yuzo_widget-4″]

Academia Internacional de Cinema realiza evento gratuito

sobre o cinema e séries no Rio de Janeiro e em São Paulo

Longa “Bingo, o Rei das Manhãs”, e série “Sob Pressão” serão exibidos no evento

De 19 a 23 de fevereiro, a Academia Internacional de Cinema (AIC) realiza em suas sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo a Semana de Orientação. A 13ª edição contará com três dias de palestras gratuitas sobre o mercado cinematográfico, envolvendo grandes nomes do cinema nacional. No Rio, o evento acontece nos dias 19, 20 e 22 de fevereiro, e em São Paulo, dias 20, 21 e 22 de fevereiro.

No Rio de Janeiro, dia 19/02, Mini Kerti, diretora da minissérie “Sob Pressão”, fruto do longa-metragem homônimo de Andrucha Waddington, vai participar de bate papo sobre o novo formato, que tem crescido no Brasil. A diretora apresentará episódios da série, protagonizada por Marjorie Estiano, Julio Andrade e Stepan Necerssian. No dia 20/02, a atriz e diretora Isadora Ferrite, no ar na novela da Globo “Deus Salve o Rei”, e o diretor, roteirista e preparador de elenco Pedro Freire, trazem o universo do teatro, cinema e TV e falam sobre direção de atores e atuação.

No terceiro dia de evento no Rio, em 22/02, será a vez do diretor Daniel Rezende exibir seu longa de estreia “Bingo, o Rei das Manhãs”, primeiro trabalho no qual assina a direção depois de ter sido responsável pela montagem de grande filmes como “Tropa de Elite” (1 e 2). O filme traz a história de Arlindo Barreto, vivido por Vladimir Brichta, um dos intérpretes do palhaço Bozo no programa matinal da televisão brasileira durante a década de 1980. Após a exibição do longa, haverá bate papo com o público.

Em São Paulo, a cineasta Tata Amaral exibe na terça, 20/02, episódios da série documental “Causando na Rua” e realiza bate papo com o público. Cada episódio traz uma reflexão sobre as diversas formas de ressignificação do espaço público através do registro de propostas lúdicas e socialmente responsáveis. Na quarta, 21/02, Daniel Rezende estará na capital paulista para exibidor “Bingo, o Rei das Manhãs”.

No último dia de evento em São Paulo, 22/02, a atriz, escritora, produtora e roteirista Vanessa Prieto, que atuou em “Falsa Loura” de Carlos Reichenbach, e na série “Zé do Caixão”, contracenando com Matheus Nachtergaele, fala sobre direção de atores, atuação e elementos da construção da cena.

Inscrições no site: https://www.aicinema.com.br/semana-de-orientacao-2018/

Agenda Rio de Janeiro

Segunda, 19/02 – Mini Kerti

17h30 exibição de episódios da série “Sob Pressão”
19h30 – Bate-papo com a diretora

Terça, 20/02 – Isadora Ferrite e Pedro Freire

19h30 – Bate-papo sobre direção de atores e atuação

Quinta, 22/02 – Daniel Rezende

17h30 exibição de “Bingo – O Rei das Manhãs”
19h30 bate-papo com o diretor

Agenda de São Paulo

Terça, 20/02 – Tata Amaral

17h30 exibição de episódios da série “Causando na Rua”
19h30 bate-papo com a diretora

Quarta, 21/02 – Daniel Rezende

17h30 exibição de “Bingo – O Rei das Manhãs”
19h30 bate-papo com o diretor

Quinta, 22/02 – Vanessa Prieto

19h30 bate-papo sobre Atuação e Elementos de Cena

Sobre os palestrantes

 

Daniel Rezende

Um dos montadores mais reconhecidos do cinema brasileiro, com mais de 15 filmes no currículo. Indicado ao Oscar de Melhor Montagem por seu trabalho em “Cidade de Deus” e responsável pela edição de grandes títulos como: “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, “Ensaio Sobre a Cegueira” e “Tropa de Elite” (1 e 2). Estreou sua carreira como diretor ano passado com o longa “Bingo – O Rei das Manhãs”, filme aclamado pela crítica: “o filme mais excitante, exuberante, atrevido e original feito por um cineasta brasileiro desde que Cidade de Deus foi lançado, quinze anos atrás”, diz a jornalista Isabela Boscov da Revista Veja. Ele também compõe a equipe da nova série do Netflix – “O Mecanismo”, que estreia em março, sobre a operação Lava Jato.

Tata Amaral

Umas das diretoras mais importantes e premiadas da atualidade. Em 1997 estreou com o longa “Um Céu de Estrelas”, um dos três filmes nacionais mais importantes da década passada. Seu terceiro longa, “Antônia”, inspirou a série de televisão homônima exibida na Rede Globo, com recorde de audiência para o horário e que foi indicada ao International Emmy Awards. Em 2013, lançou o longa “Hoje”, eleito Melhor Filme pelo júri e pela crítica no 44º Festival de Brasília, além de prêmio de Melhor Roteiro, Atriz, Fotografia e Direção de Arte.

Mini Kerti

Sócia da Conspiração Filmes, a diretora esteve à frente de dezenas de comerciais de grandes marcas e já fez videoclips de artistas como Daniela Mercury e MV Bill. Seu primeiro longa, “Muitos Homens num Só”, protagonizado por Alice Braga e Vladmir Brichta – ganhou dez prêmios no Cine PE, incluindo o de melhor direção. Atualmente codirige, ao lado de Andrucha Waddignton, a série “Sob Pressão”, sucesso de crítica e audiência da Rede Globo, prepara uma série documental para HBO sobre o músico Jorge Mautner (“Kaos em Ação”) e ainda o documentário “Refavela”, que acompanha a turnê de mesmo nome do cantor Gilberto Gil. Também dirige o programa “Superbonita”, da GNT, desde 2015.

Vanessa Prieto

Indicada ao prêmio Candango de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro pelo longa-metragem “Falsa Loura” (2007), de Carlos Reichenbach, a atriz, produtora, roteirista e escritora também foi finalista ao prêmio Jabuti pelo livro infantil “O Silêncio em Apuros” (2016).  Também fez a série “Zé do Caixão” no canal Space, contracenando com Matheus Nachtergaele como Sarita Del Ciel e está na série “O homem da sua vida” no canal HBO, contracenando com Augusto Madeira, sob direção de Daniel Rezende e Fernando Coimbra. Na Rede Globo, fez o seriado “Sítio do Pica-Pau Amarelo” em 2007 como a noiva caipira de Eri Johnson e participou da novela “Pé na Jaca”.

Pedro Freire

Diretor e roteirista de cinema, teatro e televisão. Foi roteirista e preparador de elenco do longa “Aspirantes”, de Ives Rosenfeld, que ganhou os prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante no Festival do Rio de 2015. Fez também a preparação de elenco para Marcelo Gomes, Eduardo Valente e Bernard Attal. Trabalhou como Assistente de Direção para Karim Aïnouz em “O Céu de Suely”, “Maré” de Lúcia Murat e como diretor de casting para Sérgio Machado e Jonathan Nossiter. Graduou-se em Direção Cinematográfica na Escola de Cinema de San Antonio de los Baños, em Cuba e estudou direção de atores, teatro e roteiro em Madrid. Escreveu e dirigiu 7 curtas-metragens que competiram em festivais internacionais, entre eles “O Teu Sorriso”, com Paulo José e Juliana Carneiro da Cunha. Em TV, dirigiu as novelas “Meu Pedacinho de Chão”, sob a direção geral de Luiz Fernando Carvalho, e “Sete Vidas”, direção geral de Jayme Monjardim, entre vários outros programas.

Isadora Ferrite

A atriz e diretora, que atualmente está na novela “Deus Salve o Rei”, tem 22 anos de carreira e já fez cerca de 30 peças e algumas participações em cinema e televisão. Trabalhou com diretores como José Celso Martinez Corrêa, Roberto Lage, Elias Andreatto, Vladimir Capella, Marcio Vianna, entre outros. Acaba de voltar para o Rio de Janeiro depois de 3 anos em Madri e 15 em São Paulo. Seu último trabalho em teatro foi no espetáculo “Elza e Fred”, direção Elias Andreatto e suas últimas participações na televisão foram na novela “A Regra do Jogo” e na série da FOX “Nem Vem Que Não Tem”.

SOBRE A ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA

A Academia Internacional de Cinema (AIC), escola de cinema com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, foi fundada em 2004 pelo cineasta americano Steven Richter, pela jornalista brasileira Flávia Rocha e pelo administrador Adriano Diniz, tendo como sócio também o documentarista e professor Julio Wainer. A escola oferece mais de 30 cursos que abrangem toda a cadeia produtiva do audiovisual, da ideia à distribuição, com cursos de formação livre, intensivos de férias, oficinas especializadas, além de dois cursos técnicos de formação profissional: Filmworks – Técnico em Direção Cinematográfica, e Curso Técnico em Atuação para Cinema e TV. Com infraestrutura técnica e professores atuantes no mercado audiovisual, a AIC se destaca pela ênfase na prática e na teoria aplicada. Ao longo de seus treze anos de atividades, já produziu com seus alunos mais de dois mil e trezentos curtas metragens. Sua agenda de eventos inlui palestras e debates com dezenas de cineastas reconhecidos nacional e internacionalmente. Uma lista completa de professores e cineastas convidados pode ser visualizada no www.aicinema.com.br

Serviço / Academia Internacional de Cinema

Endereço Rio de Janeiro: Rua Martins Ferreira, 77 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, próximo à Cobal do Humaitá.

Endereço São Paulo: Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142 – Higienópolis, São Paulo.

Grátis.

Inscrições: https://www.aicinema.com.br/semana-de-orientacao-2018/

Mais informações: 21 2537-8183; www.aicinema.com.br